Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 26/10/2012 às 11h11

26/10/2012

Só não viu quem não quis!!!

A taxa a termo anualizada entre os DI’s de vencimento em janeiro/17 e janeiro/21 (um período de 4 anos) é negociada a 9,83% aa nesse momento. Conforme ressaltado “com todas as letras” no Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 24/10/2012 às 11h10:

“… Atenção para os DI’s de vencimentos janeiro/16 até janeiro/21. As taxas a termo desses DI’s estão relativamente altas frente às taxas apresentadas por vencimentos até julho/13. Há “gordos” prêmios de risco nesses DI’s.”.

e

“… Vale observar que os títulos pós-fixados com vencimentos curtos e intermediários já “fecharam” muito suas taxas de juros reais, a exemplo da NTN-B Principal de 15/05/15; o que deixa pouco espaço para quedas subsequentes em suas taxas de juros.”.

Vale notar que a taxa a termo estava sendo negociada a 10,04% aa em 24/10/2012, quando da ocasião desse alerta!

Conclusão: a queda na taxa a termo foi de 0,21% ao ano para o período de 4 anos que separa os DI’s de janeiro/17 e janeiro/21!!!

Mercado Futuro de Taxas de Juros

Conforme antecipado pelo blog, as taxas de juros continuam seu “rali de baixa”, acusando nova queda, após a forte redução no pregão de ontem. Entretanto, essa queda se localiza com maior intensidade na parte longa da curva de juros, uma vez que a parte curta da curva está praticamente flat nesse momento.

Devido ao forte ajuste recente, é possível que haja alguma realização de lucros, com aumento dos prêmios para as taxas dos DI’s longos.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 11h11, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curva de DI’s longos:

Taxas de Juros pós-fixadas

Conforme alertado pelo blog, as taxas de juros dos títulos pós-fixados negociados via Tesouro Direto continuam a apresentar alta frente aos níveis negociados em nos últimos dias, com destaque para a NTN-B Principal 15/05/15.  Esse título  é negociado a 2,29% aa, no site do Tesouro Direto (TD).

Veja, a seguir, como estão sendo negociados os títulos públicos via Tesouro Direto nessa manhã.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: