Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 25/10/2012 às 12h27

25/10/2012

Conforme alertado ontem no Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 24/10/2012 às 11h10, as taxas de juros reais dos títulos pós-fixados negociados pelo Tesouro Direto, com destaque para a NTN-B Principal de 15/01/15, parecem começar a se elevar. Ao mesmo tempo, dentro do mesmo alerta, as taxas de juros prefixadas dos DI’s de prazo longo fecharam, diminuindo um pouco os prêmios de risco embutidos naquelas taxas.

Na verdade, a inflação local se mostra rígida para baixo e o Banco Central, apesar de não assumir formalmente, já defende um duplo mandato, assim como o faz explicitamente o FED dos EUA: manter a inflação dentro do planejado, em conjunto com a defesa de um crescimento econômico o mais alto possível, sem comprometer, todavia, a meta de inflação determinada.

Dessa forma, não é que os títulos pós-fixados (atrelados à inflação) sejam ruins, mas é que os títulos atrelados ao IPCA do Tesouro Nacional mais curtos (a exemplo da NTN-B Principal de 15/05/15) ,já apresentaram fechamento de suas taxas de juros reais muito forte e existem títulos mais longos da mesma categoria que possuem taxas reais mais elevadas.

Mercado Futuro de Taxas de Juros

Vale observar que a curva de juros spot está praticamente flat até o vencimento de outubro/13. Apesar do compromisso assumido pelo Banco Central de manter as taxas de juros estáveis por período considerável de tempo, em face do cenário externo desafiador, alterações na conjuntura internacional podem fazer com que ele “reduza” esse período.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 12h27, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curva de DI’s longos:

Taxas de Juros pós-fixadas

As taxas de juros dos títulos pós-fixados negociados via Tesouro Direto apresentam leve alta frente aos níveis negociados em 24/10 (2,19% aa – 2,23% aa).  A NTN-B Principal 15/05/15 é negociada a 2,25% aa, no site do Tesouro Direto (TD).

Veja, a seguir, como estão sendo negociados os títulos públicos via Tesouro Direto nessa manhã.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: