Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 23/10/2012 às 10h27

23/10/2012

Mercado Futuro de Taxas de Juros

Com a piora do cenário corporativo e macroeconômico no exterior, as taxas de juros dos DI’s acabaram por registrar forte queda no período da tarde do pregão de ontem, com destaque para os DI’s de prazos mais longos.

Nessa manhã, o cenário não é diferente, com o aumento da aversão ao risco refletida na queda das bolsas de valores brasileira e europeia, assim como dos futuros de índices de ações nos EUA.

Atenção para os DI’s de vencimentos janeiro/16 até janeiro/21. As taxas a termo desses DI’s estão relativamente altas frente às taxas apresentadas por vencimentos até julho/13. Há “gordos” prêmios de risco nesses DI’s.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 10h27, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curva de DI’s longos:

Taxas de Juros pós-fixadas

As taxas de juros dos títulos pós-fixados negociados via Tesouro Direto apresentam leve baixa frente aos níveis negociados em 22/10 (2,22% aa).  A NTN-B Principal 15/05/15 é negociada na faixa de 2,20% aa no site do Tesouro Direto (TD).

Veja, a seguir, como estão sendo negociados os títulos públicos via Tesouro Direto nessa manhã.

Vale observar que os títulos pós-fixados com vencimentos curtos e intermediários já “fecharam” muito suas taxas de juros reais, a exemplo da NTN-B Principal de 15/05/15; o que deixa pouco espaço para quedas subsequentes em suas taxas de juros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: