Skip to content

Panorama de mercado – 22/10/2012 às 9h00

22/10/2012

Agenda

EUA: Não há indicadores de destaque

Europa: Não há indicadores de destaque

Ásia: Não há indicadores de destaque

Brasil: relatório Focus; resultado da balança comercial na semana passada; Nota do mercado aberto do Banco Central relativa a setembro.

Destaques de resultados do 3TRI/12: Bradesco (22/10); Itau (23/10); Santander (25/10); Natura (24/10); Vale (24/10) e Petrobras (26/10).
Mercados

As bolsas de valores da Ásia fecharam em divergência nessa madrugada. Na Europa, as bolsas também apresentam comportamento divergente, mas próximo à estabilidade às 8h24. Os futuros de índices de ações negociam em alta moderada nos EUA no mesmo instante.

A semana passada terminou com forte baixa nas bolsas de valores mundiais, com destaque para as bolsas de NY: DJ (-1,52%) S&P500 (-1,66%) e Nasdaq composto (-2,19%) que afundaram devido a resultados mais fracos nos balanços da General Eletric e do McDonalds relativos ao 3TRI/12.

Conjuntura

Permanecem dúvidas quanto à solução da crise da dívida europeia após as discussões sobre a supervisão bancária centralizada a ser implementada a partir de 2013 e sobre a novela a respeito da formalização de um pedido de auxílio financeiro por parte da Espanha ou não. Além disso, contribui para a incerteza sobre a direção dos mercados internacionais os resultados dos balanços das empresas europeias e norte-americanas relativos ao 3TRI/12.

Brasil

No Brasil, a semana inicia com plena divulgação de resultados das empresas locais referentes ao 3TRI/12. Como sempre, a volatilidade sobre os preços das ações das companhias objeto da divulgação de resultados aumenta – vide os destaques da semana na seção Agenda.

Ibovespa

Conforme pode ser observado pelo gráfico candlestick diário do índice Ibovespa, a seguir, ele praticamente perdeu o suporte da reta inferior do canal de alta de médio prazo no pregão de sexta-feira. Entretanto, ele pode retomar novamente a alta se não confirmar esse rompimento no pregão de hoje.

Pelo comportamento dos futuros de NY, é possível que a BM&FBovespa ensaie uma recuperação, após ter recuado 1,36% na sexta-feira.

A semana reserva a divulgação de resultados (3TRI/12) de papéis de peso no Ibovespa: Vale, na quarta-feira e Petrobras, na sexta-feira. Isso implica que o índice Ibovespa irá reagir com volatilidade ao valor dos resultados, caso eles venham fora da expectativa do mercado.

Espera-se que a Vale tenha forte queda nos lucros, devido à redução do preço do minério de ferro produzido por ela. E no caso da Petrobras, espera-se um melhora sensível em relação ao prejuízo de mais de R$ 1 bi registrado no 2TRI/12. A melhora seria decorrente do último reajuste dos combustíveis obtido pela companhia e pela pouca variação da cotação do dólar ao longo do 3TRI/12.

Bons negócios.

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: