Skip to content

Panorama de mercado – 19/10/2012 às 8h59

19/10/2012

“… O resultado obtido após o rompimento de uma das retas deve determinar, com mais propriedade, a direção do preço da ação. E isso pode ser o gatilho para a realização de estratégias em PETR4 – sejam de alta ou de baixa – com maior probabilidade de sucesso.”.

Agenda

EUA: vendas de residências usadas referente a setembro.

Canadá: CPI referente a setembro.

Europa: reunião de cúpula para os membros da União Europeia (UE); PPI da Alemanha para setembro; resultado em conta corrente do balanço de pagamentos para a zona do euro em agosto; resultado do orçamento do setor público do Reino Unido referente a setembro.

Ásia: atividade industrial mensal do Japão referente a agosto.

Brasil: IGPM da FGV referente a 2a. prévia para outubro; IPCA-15 do IBGE para outubro.

Mercados

As bolsas de valores da Ásia fecharam em divergência, mostrando viés negativo. Na Europa, as bolsas realizam lucros às 8h22, na esteira das discussões que estão sendo realizadas na reunião de cúpula da União Europeia (UE). Os futuros de índices de ações negociam próximos à estabilidade, registrando leve divergência no mesmo instante.

Conjuntura

A agenda internacional possui poucos indicadores de destaque programados para hoje, com exceção da continuação da reunião de cúpula da UE e das vendas de casas usadas em setembro nos EUA.

Ontem, foi acordado entre os seus membros da UE que a supervisão bancária para a região acontecerá de modo gradativo, sendo programado para funcionar plenamente a partir de 2014. A medida é importante, pois permite que se quebre o vínculo de ligação existente entre as eventuais necessidades financeiras dos bancos e dos governos, situação apontada como uma das raízes da crise da dívida europeia.

Entretanto, a medida não define quando o novo mecanismo de estabilidade (ESM), recentemente criado, estará apto a recapitalizar os bancos da região diretamente. Além disso, com o foco da reunião de cúpula europeia centrada na discussão sobre a supervisão bancária, não houve avanços na definição do resgate financeiro da Espanha, enfraquecendo os mercados de risco na região.

Brasil

No Brasil, será divulgado o IPCA-15 de outubro, o qual funciona como uma prévia do IPCA cheio para o mês. O mercado futuro de taxas de juros deve reagir à sua divulgação.

A bolsa de valores registrou queda ontem, com o índice Ibovespa cravando perda de 0,59% depois de muita oscilação. Conforme ressaltado no Panorama de mercado – 18/10/2012 às 8h50,  o Ibovespa não conseguiu romper a resistência situada na faixa dos 60.000 pontos. Esse ponto crítico é reforçado pela média móvel do índice relativa a 200 pregões, o que torna o seu rompimento mais importante para a continuidade da alta da bolsa.

Veja a seguir o gráfico candlestick diário do índice Ibovespa.

Já as ações da PETR4 continuam a obedecer a tendência de baixa de longo prazo ao não esboçar alta no curtíssimo prazo. Essa reação envolve a questão do reajuste dos combustíveis, como forma de recuperar a paridade dos preços internos com os externos e fazer com que a companhia melhore as suas margens. Na medida em que o governo “posterga” tal reajuste, “refuga” o interesse pela ação no curtíssimo prazo.

Veja a seguir o gráfico candlestick semanal de PETR4.

Dando-se um “close” na parte mais recente do gráfico acima, percebe-se que o preço de PETR4 também está próximo ao suporte definido pela reta inferior ao canal de alta de curtíssimo prazo.

Ou seja, o gráfico semanal de preços da ação mostra um situação crítica para a ação, na medida em que o movimento de seu preço está em potencial congestão determinada pela reta de tendência de baixa (LTB) de longo prazo e o suporte do canal de alta de curto prazo – situação que pode ser interpretada como a figura de um triângulo simétrico.

O resultado obtido após o rompimento de uma das retas deve determinar, com mais propriedade, a direção do preço da ação. E isso pode ser o gatilho para a realização de estratégias em PETR4 – sejam de alta ou de baixa – com maior probabilidade de sucesso.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: