Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 19/10/2012 às 11h13

19/10/2012

“… O IPCA-15 representa uma prévia do IPCA para o mês fechado. A inflação tem se mostrado rígida para baixo. Nesse sentido, apesar da indicação (conforme ata do Comitê de Política Monetária do Banco Central divulgada ontem) de que o  Copom deva manter a taxa Selic estável por período considerável de tempo (vide o Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 18/10/2012 às 11h23), nada garante que isso aconteça em uma conjuntura de aumento mais forte e continuado de preços.”.

Inflação – IPCA-15

O IPCA-15 de outubro ficou em 0,65%, conforme o IBGE. Ele registrou alta em relação a setembro, que subiu 0,48%. Em 2012, o índice acumula alta de 4,49% e de 5,56% nos últimos 12 meses. Entre as maiores altas, encontra-se, novamente, o segmento de alimentos.

Como as altas referentes a novembro/11 e dezembro/11 foram de 0,46% e 0,56%, respectivamente, caso os dois últimos meses de 2012 registrem inflação mensal superior a 0,51%, a inflação de 2012, medida pelo IPCA-15, deve fechar o ano acima dos 5,56% aa – cerca de 1 ponto percentual acima do centro da meta de 4,50% aa estabelecida pelo governo.

Mercado Futuro de Taxas de Juros

As taxas de juros dos DI’s reagiram em alta à divulgação do IPCA-15 de outubro de 0,65%, que veio levemente acima da expectativa do mercado. As taxas aumentaram ao longo de toda a curva spot de juros dos DI’s negociados na BM&FBovespa.

Já com relação às taxas pós-fixadas dos títulos públicos (NTN-B), o aumento da taxa de inflação fez com que elas caíssem levemente frente aos níveis negociados ontem no Tesouro Direto, como poderá ser aferido ao final do estudo.

O IPCA-15 representa uma prévia do IPCA para o mês fechado. A inflação tem se mostrado rígida para baixo. Nesse sentido, apesar da indicação (conforme ata do Comitê de Política Monetária do Banco Central divulgada ontem) de que o  Copom deva manter a taxa Selic estável por período considerável de tempo (vide o Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 18/10/2012 às 11h23), nada garante que isso aconteça em uma conjuntura de aumento mais forte e continuado de preços.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 11h13, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curva de DI’s longos:

Taxas de Juros pós-fixadas

As taxas de juros dos títulos pós-fixados negociados via Tesouro Direto apresentam leve queda frente aos níveis negociados em 18/10 (2,27% aa).  A NTN-B Principal 15/05/15 é negociada na faixa de 2,24% aa no site do Tesouro Direto (TD).

Veja, a seguir, como estão sendo negociados os títulos públicos via Tesouro Direto nessa manhã.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: