Skip to content

Panorama de mercado – 18/10/2012 às 8h50

18/10/2012

Agenda

EUA: novos pedidos de seguro desemprego para a semana passada; índice Philadelphia FED de manufaturas para outubro; indicadores antecedentes do Conference Board para setembro; estoques de gás da EIA referente à semana passada.

Europa: reunião de cúpula para os membros da União Europeia (UE); vendas no varejo para o Reino Unido referente a setembro.

Ásia: variação no investimento estrangeiro direto (IED) para a China referente a setembro.

Brasil: ata do Copom referente à reunião de política monetária da semana passada.

Mercados

As bolsas de valores da Ásia fecharam em alta, com destaque para a bolsa de Tóquio (+2%) e de Xangai (+1,24%). As bolsas europeias negociam em divergência, com Londres em leve alta, Frankfurt em alta moderada e Paris em leve baixa às 8h00. Os futuros de índices de ações em New York têm comportamento similar, com o futuro do Dj em leve alta e o futuro do S&P em leve baixa.

Conjuntura

Os indicadores divulgados sobre a economia chinesa referentes a setembro vieram dentro da expectativa do mercado, apontando continuidade do crescimento da economia: PIB (7,4% no 3TRI/12 ante mesmo período do ano passado); produção industrial (9,2% ante mesmo período do ano passado); investimentos em ativos fixos (20,5% acumulado no ano); vendas no varejo (15,2% ante mesmo período do ano passado). As bolsas da Ásia fecharam com desempenho positivo em razão dos indicadores favoráveis.

Na Europa, a manutenção do rating de grau de investimento para a Espanha ela Moody’s deu sustentação ás bolsas de valores da região. E nos EUA, indicadores acima do esperado no setor imobiliário também contribuíram para a alta desses mercados.

Hoje a agenda prevê continuidade das discussões na esfera da União Europeia acerca da supervisão bancária única para a região. Além disso, há vários indicadores de destaque a serem divulgados para a economia dos EUA que podem trazer alguma volatilidade aos mercados. Entretanto, apesar do sentimento nos mercados internacionais ser positivo, o que deve contribuir para sustentar o alto patamar atingido pelas bolsas de valores internacionais, não se pode descartar alguma realização de lucros.

Brasil

A bolsa de valores local sofreu volatilidade no pregão de ontem em decorrência do rearranjo das posições de hedge no mercado futuro do índice Ibovespa, agora negociando o vencimento de dezembro/12 – 1o. vencimento futuro do índice.

Conforme pode ser observado pelo gráfico candlestick do índice Ibovespa diário, a seguir, o Ibovespa superou a resistência anterior, tendo conseguido reverter o traçado determinado pelo canal de baixa de curtíssimo prazo. Dessa forma, ele caminha dentro do canal de alta de médio prazo e precisa superar a resistência dos 60.000 pontos para rumar ao topo do canal, testando os 65.000 pontos.

Por outro lado, PETR4 continua a respeitar resistências, não tendo conseguido acompanhar a alta do Ibovespa à vista ao recuar 0,79% ontem. O preço da ação permanece dentro do movimento de tendência de baixa (LTB), conforme pode ser aferido pelo seu gráfico de preços semanal, a seguir.

Já no gráfico diário, percebe-se que a ação caminha dentro de um canal de alta de médio prazo, e se encontra próximo ao suporte do canal, definido na faixa dos R$ 22,33/ação.

A perspectiva para a ação é de que seu preço continue a testar a resistência definida pela LTB de longo prazo, conforme comentado acima. Entretanto, para que isso ocorra, o preço da ação precisa permanecer dentro da tendência definida pelo canal de alta de curto e médio  prazos, conforme seu gráfico diário acima. Ou seja, caso venha a perder o suporte desse canal de alta, deverá continuar a obedecer a tendência de baixa de mais longo prazo.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: