Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 18/10/2012 às 11h23

18/10/2012

“… Dessa forma, as condições da economia internacional, assim como da economia local, em termos de taxa de inflação corrente (e esperada) e crescimento econômico corrente (e esperado) do país, entre outros fatores de igual importância, é que irão ditar o comportamento das taxas de juros dos DI’s de prazos intermediários e longos a partir de agora…”.

Ata do Copm

Conforme texto retirado da ata do Copom referente à reunião da semana passada e publicado hoje cedo, percebe-se que a redução em 0,25 p.p. da taxa Selic, para 7,25% aa, foi o último ajuste durante o que chamou de período de tempo suficientemente prolongado.

Veja a seguir os trechos mencionados, retirados da ata do Copom:

33. Votaram pela redução da taxa Selic para 7,25% a.a. os seguintes membros do Comitê: Alexandre Antonio Tombini, Presidente, Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Luiz Awazu Pereira da Silva e Luiz Edson Feltrim. Nesse sentido, a maioria dos membros do Copom argumentou, em especial, que restavam incertezas quanto à velocidade de recuperação da atividade, em grande parte, decorrência das perspectivas de que o período de fragilidade da economia global seja mais prolongado do que se antecipava, com repercussões desinflacionárias sobre a economia doméstica. Além disso, foi destacado que as recentes pressões de preços decorrem, principalmente, de choques de oferta, internos e externos, que tendem a reverter no médio prazo. Portanto, no entendimento desses cinco membros do Comitê, o cenário prospectivo para a inflação ainda comportava um último ajuste nas condições monetárias.

38. Diante do exposto, considerando o balanço de riscos para a inflação, a recuperação da atividade doméstica e a complexidade que envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que a estabilidade das condições monetárias por um período de tempo suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta, ainda que de forma não linear.

Para mais detalhes acesse:

http://www.bcb.gov.br/htms/copom/not20121010170.asp#_Toc338269698

Mercado Futuro de Taxas de Juros

As taxas de juros dos DI’s de prazos intermediário e longo subiram forte ao longo do pregão de ontem. Houve recomposição dos prêmios de risco para esses DI’s. Já nessa manhã, os DI’s referentes a esses prazos mostraram comportamentos divergentes.

Houve leve alta para os DI’s de prazos intermediários, enquanto os de prazos longos caíram moderadamente. A curva de juros spot (e a termo) permanece flat até o vencimento de julho/13. A partir daí mostra inclinação positiva até o vencimento de janeiro/21, como se pode observar pelas tabelas e gráficos a seguir.

Vale ressaltar novamente que o cenário de curtíssimo prazo está dado, e que por isso não se pode esperar alterações nas taxas de juros por “período de tempo suficientemente prolongado“, conforme afirmado na ata do Copom.

Dessa forma, as condições da economia internacional, assim como da economia local, em termos de taxa de inflação corrente (e esperada) e crescimento econômico corrente (e esperado) do país, entre outros fatores de igual importância, é que irão ditar o comportamento das taxas de juros dos DI’s de prazos intermediários e longos a partir de agora.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 11h23, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curva de DI’s longos:

Taxas de Juros pós-fixadas

As taxas de juros dos títulos pós-fixados negociados via Tesouro Direto apresentam leve alta frente aos níveis negociados em 17/10 (2,23% aa).  A NTN-B Principal 15/05/15 é negociada na faixa de 2,27% aa no site do Tesouro Direto (TD).

Veja, a seguir, como estão sendo negociados os títulos públicos via Tesouro Direto nessa manhã.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: