Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 15/10/2012 às 11h00

15/10/2012

Relatório Focus

O relatório Focus dessa semana não apresentou novidades.

A inflação, medida pelo IPCA, estimada para 2012 subiu 0,01 p.p. frente à estimativa da semana anterior; tendo apresentado previsão de 5,43% ante 5,42%. Já para 2013, a expectativa recuou 0,02 p.p., tendo apresentado previsão de 5,42% ante 5,44% da semana anterior. Ou seja; ambas as previsões, para 2012 e 2013, estão praticamente nos mesmos níveis: 5,42% aa.

No caso do câmbio, as estimativas para o final de 2012 e de 2013 permaneceram estáveis em R$ 2,00/US$.

A taxa Selic projetada para 2012 sofreu ajuste para 7,25% aa de 7,50% aa da semana anterior em função da nova taxa Selic definida pelo Copom na quarta-feira passada. Para 2013, ela permanece estável em 8,0% aa frente ao patamar estimado na semana passada.

Já para o PIB, a previsão para 2012 caiu para um crescimento de 1,54% ante 1,57% da semana anterior. Em 2013, a previsão permanece em 4%, conforme estava na semana passada.

Para mais detalhes, acesse http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/R20121011.pdf

Mercado Futuro de Taxas de Juros

As taxas de juros dos DI’s sofreram ajustes “marginais” para cima nessa manhã. Foi muito pouca coisa… Essa alta se deve, provavelmente, às declarações atribuídas ao presidente do Banco Central no exterior, durante o feriado de 12/10, de que “aumentaria” os juros, caso necessário – apesar de declarar que a inflação estaria sob controle.

Poderia ser diferente?

As declarações estão em sintonia com a forte alta observada no indicador do IBC-Br calculado pelo BC, de 0,98% em agosto frente ao resultado de 0,49% (revisado para cima) em julho.  Dessa forma, dada a forte aceleração do crescimento esperado para o PIB local registrada em agosto, era de se esperar que o presidente do Banco Central se manifestasse como um “falcão”, apesar do cenário internacional de desaceleração econômica.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 11h00, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curva de DI’s longos:

Taxas de Juros pós-fixadas

As taxas de juros dos títulos pós-fixados negociados via Tesouro Direto apresentam estabilidade frente aos níveis negociados em 11/10 (2,21% aa).  A NTN-B Principal 15/05/15 é negociada na faixa de 2,22% aa no site do Tesouro Direto (TD).

“Não podia dar outra”!

Vale observar que os títulos indexados à inflação têm se beneficiado do movimento de fechamento das taxas de juros nominais dos papéis prefixados e pela expectativa de aumento da inflação, conforme registrada nos relatórios Focus.

Veja, a seguir, como estão sendo negociados os títulos públicos via Tesouro Direto nessa manhã.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: