Skip to content

Panorama de mercado – 11/10/2012 às 9h04

11/10/2012

Agenda

Reunião do Fundo Monetário Internacional

EUA: resultado da balança comercial de agosto; variação dos novos pedidos de desemprego para a semana passada; índices de preços de importação/exportação de setembro; estoques de petróleo (e de gasolina) da EIA referente à semana passada; discursos de Jeremy Stein, membro do FED; Janet Yellen, membro do FED; Charles Plosser, presidente do FED de Filadélfia e de James Bullard, presidente do FED de St. Louis.

Europa: CPI da Alemanha e da França referentes a setembro; relatório mensal do Banco Central Europeu (BCE).

Ásia: atividade da indústria terciária do Japão referente a agosto; PPI do Japão referente a setembro; estoque de moeda em circulação (M2) para o Japão em setembro.

Brasil: pesquisa mensal de comércio do IBGE referente a agosto

Mercados

As bolsas de valores da Ásia fecharam em divergência nessa madrugada. Já na Europa, as bolsas operam com alta moderada às 8h30. Os futuros de índices de ações acompanham o mercado europeu e sobem no mesmo instante.

Conjuntura

A Standard & Poors cortou a nota da dívida soberana da Espanha para BBB- ontem. Caso a dívida seja rebaixada mais um grau, perderá o status de grau de investimento. A presidente do FMI afirmou, na reunião de hoje do FMI, que tanto a Grécia quanto a Espanha precisam de mais tempo (até 2016) para cortar seus déficits públicos.

Na Europa, a divulgação de bons números no início da safra de resultados das companhias abertas para o 3TRI/12 trouxe algum alívio ao mercado. Já nos EUA, apesar do resultado acima da expectativa do mercado obtido pela Alcoa no 3TRI/12 (divulgado ontem), a empresa reduziu o seu “guidance” para o desempenho em 2012; o que acabou contribuindo para derrubar as bolsas de valores nos EUA no pregão de ontem.

Brasil

No Brasil, o Ibovespa se limitou a seguir o canal de baixa definido há algum tempo,  tendo registrado queda de 0,82%, aos 58.456 pontos. Na mínima do dia, o índice respeitou o suporte definido nos 58.325 pontos, conforme observado no Panorama de mercado 10/10/2012 às 8h33:

“O Ibovespa mostra suporte nos 58.325 pontos. Caso perca o suporte definido pelo canal de baixa, pode testar os 57.515 pontos. Por outro lado, o índice indica forte resistência na faixa dos 59.624 pontos.”.

Já para hoje, o pregão promete volatilidade. O Copom reduziu, em 0,25 p.p., a taxa Selic que estava fixada em 7,50% aa. Apesar de esperada pelo mercado,  uma queda na taxa de juros Selic é sempre positiva para a bolsa. Por outro lado, no próximo pregão após o feriado de amanhã, irá ocorrer o vencimento de opções sobre ações na Bovespa – 15/10.

A briga entre comprados e vendidos irá se acirrar hoje, uma vez que existem posições de opções vendidas em descoberto muito expressivas nos principais papéis negociados na bolsa (PETR4, VALE5, OGXP3 etc.).

Nesse sentido, vale observar o gráfico candlestick diário do índice Ibovespa a seguir.

Como se pode observar, o índice está delimitado, inicialmente, entre dois pontos críticos.

– resistências: nos 59.100 pontos (+1,1%) delineada pela reta de resistência do canal de baixa e. em seguida, nos 59.624 pontos (+2,0%).

– suportes: nos 58.325 pontos (-0,22%) e, em seguida, nos 57.597 pontos (-1,47%).

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: