Skip to content

Estudo: Estimativa de taxas Selic: 11/10/2012 às 11h26

11/10/2012

Conforme mencionado no Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 11/10/2012 às 11h26,

“O Copom se decidiu pela redução da taxa Selic em 0,25 p.p., trazendo-a para 7,25% aa. De acordo com o comunicado pós-reunião, ficou claro que o Banco Central deverá manter a Selic estável por “período de tempo suficientemente prolongado”. Além disso, a decisão pela redução da taxa Selic não foi unânime, tendo 5 votos a favor da redução (inclusive o do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini) e 3 pela estabilidade da Selic em 7,5% aa.

Veja o comunicado na íntegra em http://www.bcb.gov.br/?NOTACOPOM170

Prevaleceu (por pequena margem) o entendimento de que o cenário de desaceleração econômica mundial deve se sobrepor ao risco de um potencial aumento da inflação local nesse momento, conforme definido no comunicado da decisão do Copom…”

Dado que o comunicado do Copom entende que “a estabilidade das condições monetárias por um período de tempo suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta, ainda que de forma não linear“, a previsão antecipada das taxas Selic perde um pouco de seu charme na medida que deixa de existir incerteza quanto ao nível da taxa Selic durante esse “período de tempo suficientemente prolongado”.

Por outro lado, passa a assumir maior importância na análise dos agentes econômicos, o monitoramento e avaliação do comportamento da inflação, mesmo que dentro de uma “trajetória não linear”, conforme expresso pelo Copom em seu comunicado.

Veja, abaixo, as taxas Selic estimadas de acordo com as cotações dos DI’s futuros negociados na BM&F às 11h26.

Taxas Selic:

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 27 e 28/11/12 é de 7,19% aa, apresentando uma queda de 0,06 p.p. frente à taxa Selic estimada para a reunião anterior.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 15 e 16/01/13 é de 7,22% aa, apresentando uma alta de 0,03 p.p. frente à taxa Selic estimada para a reunião anterior.

Obs. Vale observar que foi considerado um prêmio de 0,11 p.p. ao ano acima das taxas de juros apresentadas pelos DI’s para se chegar às taxas (metas) Selic estimadas.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: