Skip to content

Panorama de mercado – 09/10/12 às 8h26

09/10/2012

Agenda

EUA: vendas no varejo para cadeias de lojas da Redbook e da ICSC-Goldman referente à semana passada; índice de otimismo para pequenos negócios da NFIB para setembro; discurso de Janet Yellen, membro do FED.

Europa: resultado da balança comercial da França para agosto; resultado do orçamento público da França para agosto; discurso de Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE); reunião do ECOFIN, entre ministros d e finanças da União Europeia; produção de manufaturados do Reino Unido para agosto; resultado da balança comercial do Reino Unido para agosto

Ásia: sentimento do consumidor da Westpac para a Austrália referente a outubro; relatório mensal do Banco Central do Japão (BoJ); índice de sentimento do consumidor (Economy Watchers) para o Japão referente a setembro.

Brasil: 1o. dia da reunião do Copom; pesquisa industrial mensal do IBGE para agosto; levantamento da produção agrícola do IBGE para setembro.

Mercados – divergências

As bolsas de valores fecharam em direções divergentes, com queda no Japão e alta na China. Na Europa, as bolsas de valores apresentam divergência, com leve alta em Paris e perdas em Frankfurt e Londres às 8h25. Nos EUA, os futuros de índices de ações registram divergência no mesmo instante.

Conjuntura

Perspectivas pessimistas apontadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para o crescimento econòmico mundial e alertas da instituição para a situação do déficit público na Grécia e Espanha, em paralelo à declarações pouco animadoras sobre o crescimento econômico europeu impactaram negativamente os mercados (ações e commodities) na Europa. O presidente do BCE, Mario Draghi, espera atividade econômica fraca para a Europa no curto prazo, apontando risco de piora.

Brasil

A BMF&Bovespa fechou em alta ontem, na contramão dos mercados europeu e norte-americano. Entretanto, a alta de 1,27% não foi suficiente para romper a resistência determinada pelo canal de baixa de curto prazo, como pode ser observado pelo gráfico do índice Ibovespa a seguir.

Caso o índice mostre força para romper o traçado do canal de baixa, ele poderá testar a próxima resistência situada na faixa dos  60.700 pontos, e depois nos 62.493 pontos. Já se o índice recuar, encontrará suporte na faixa dos 57.546 pontos.

Por outro lado, percebe-se, dentro de uma janela semanal, que o Ibovespa se move segundo o traçado de um triângulo simétrico; o que mostra alguma indefinição para o médio prazo, apesar de ser possível visualizar que seu patamar deve se elevar ao acompanhar a figura delineada no gráfico abaixo.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: