Skip to content

Panorama de mercado – 02/10/12 às 9h00

02/10/2012

Agenda:

As agendas internacional e local são leves hoje.

EUA: vendas de veículos referentes a setembro; índice Redbook de vendas  para redes de varejo.

Europa: relatório de emprego da Espanha referente a setembro; PMI da construção para o Reino Unido referente a setembro; PPI para a zona do euro  referente a setembro.

Ásia: definição da taxa básica de juros da Austrália; resultado da balança comercial da Austrália para agosto.

Brasil: Pequisa industrial mensal da produção do IBGE para agosto.

Nem sim, nem não; muito pelo contrário.

Todo o mercado espera que a Espanha peça, formalmente, o seu resgate financeiro para a União Europeia. Entretanto, conforme noticiado pela imprensa internacional, comenta-se que a Alemanha seria contra esse pedido de resgate.

De acordo com essa visão, a Alemanha entende que a Espanha, caso venha a pedir o resgate, corre o risco de cair na vala comum da Grécia, Irlanda e Portugal ao ter o seu mercado de títulos “fechado”, e o país sujeito a programa de ajustamento muito rígido.

Essa possibilidade pode jogar mais lenha na fogueira da volatilidade das bolsas e de outros ativos.

Mercados:

As bolsas de valores da Ásia fecharam em alta, com exceção do Japão, que sofreu leve baixa. Os mercados estiveram fechados na China por conta de feriado.

Na Europa, as bolsas de valores operam em alta moderada nesse momento. Os futuros de índices de ações de NY trabalham em alta no mesmo instante.

Brasil:

No Brasil, o índice Ibovespa fechou em alta moderada ontem, depois de ter perdido o fôlego ao longo do pregão. Incertezas oriundas da perspectiva de crescimento econômico global têm atrapalhado o seu desempenho.

Apesar da alta diária, o índice Ibovespa continua delimitado dentro de um canal de baixa de curtíssimo prazo, conforme pode ser visto a seguir.

Conforme ressaltado ontem no Panorama de mercado – 01/10/12 as 15h10, o gráfico semanal do índice Ibovespa também mostra possibilidade de o índice refluir para patamares mais baixos:

“Percebe-se também, que o gráfico do índice Ibovespa semanal perdeu momento nas últimas semanas, ao caminhar para o fundo (reta de suporte) do canal de baixa de curto prazo, apesar de ainda se situar dentro de uma trajetória de alta de mais longo prazo que mostra tanto a formação de um canal de alta, quanto a formação de um triângulo de alta”.

Entretanto, “… Resta ver se ao persistir nessa trajetória de baixa de curto prazo, o índice Ibovespa respeitará o fundo – reta de suporte – do canal de alta de prazo mais longo…”.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: