Skip to content

Panorama de mercado – 28/09/12 às 8h25

28/09/2012

Agenda:

EUA: renda e despesa pessoal referente a agosto; Chicago PMI para setembro; sentimento do consumidor (final) da Universidade de Michigan para setembro; discurso de Richard Fisher, presidente do FED de Dallas.

Canadá: resultado do PIB mensal referente a julho.

Europa: CPI para a zona do euro para setembro; vendas no varejo para a Alemanha referente a agosto; gastos do consumidor para a França referente a agosto.

Ásia: início da construção de residências para o Japão referente a agosto; PMI (final) da indústria do HSBC para a China referente a setembro.

Mercados:

As bolsas de valores da Ásia fecharam em alta, com exceção do Japão que recuou 0,89%. A bolsa de Xangai registrou alta de 1,45% por conta da expectativa positiva acerca de medidas de estímulo para a economia do país.

Na Europa, as bolsas de valores oscilam próximas à estabilidade às 7h41. Apesar do anúncio do orçamento espanhol na tarde de ontem, onde se prevê mais cortes e aumento de impostos para combate do déficit público do país, os mercados europeus permanecem na defensiva.

Os futuros de NY operavam com baixa moderada no início da manhã, após as bolsas de valores de Wall Street terem fechado em alta ontem.

Conjuntura:

Os mercados espelham a incerteza presente no cenário econômico mundial, apresentando muita volatilidade no dia-a-dia; fato que deve continuar a predominar no desempenho dos mercados por longo tempo. Nesse sentido, fatos pontuais e indicadores fora do esperado pelo mercado devem potencializar esses movimentos de preço dos ativos de risco em geral (ações, commodities, etc.).

Brasil:

A BM&FBovespa, que operou com forte volatilidade no intra-day, voltou a descolar-se das bolsas de valores internacionais no pregão de ontem. O relatório trimestral de inflação do Banco Central do Brasil confirmou as expectativas de baixo crescimento econômico para o país em 2012, ao prever aumento de apenas 1,6% para o PIB.

Com tamanha volatilidade fica complicado “prever” o comportamento do índice Ibovespa no dia-a-dia. O mercado parece “desafiar os gráficos”. Os fundamentalistas que o digam!

Veja o gráfico candlestick diário do índice Ibovespa, a seguir.

Percebe-se que o índice mostrou volatilidade, tendo permanecido dentro do intervalo definido pelo canal de baixa de curtíssimo prazo, como mostrado no gráfico acima. A expectativa é de que, “salvo mudanças”, permaneça dentro desse intervalo.

Pode-se ressaltar que além do intervalo definido pelo canal de baixa, existem os seguintes pontos críticos a observar:

resistências – 61.400 pontos, 62.470 pontos, 63.840 pontos

suportes – 59.800 pontos, 59.620 pontos, 58.800 pontos

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: