Skip to content

Estudo Setorial – Imobiliário (atualização em 27/09/12)

27/09/2012

Acaba de ser realizada uma atualização do estudo das ações do setor imobiliário. Seu objetivo é manter atualizada a perspectiva de retorno individual e comparativo das ações do setor. Vale lembrar que a metodologia utilizada para a realização do estudo leva em consideração as relações de retorno e risco existentes entre as ações do setor e com a sua proxy, tomada pelo índice IMOB da BM&FBovespa.

Vale destacar que as participações relativas das ações no índice IMOB tiveram pequenas variações desde a realização do último Estudo Setorial – Imobiliário (atualização em 13/08/12), com exceção de BRPR3 (BR Properties) que registrou aumento aproximado de 50% em sua participação no IMOB. Para detalhes acesse http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoCarteiraTeorica.aspx?Indice=IMOB&idioma=pt-br.

Apesar da contínua da valorização da maioria das ações estudadas desde 13/08, o setor ainda se ressente das expressivas perdas ocorridas desde o auge da crise da dívida europeia no início de junho/12. Dessa forma., os retornos projetados pelos preços-alvos das ações dos setor ainda são muito elevados em sua maioria. Não obstante, existem ações cujos preços já estão próximos de exceder esses retornos, ou que já o fizeram.

Dessa forma, pode-se utilizar da comparação para perceber quais as ações que possuem a maior perspectiva de retorno relativo, dentro da dimensão de retorno-risco abordada.

Pode-se ver abaixo o gráfico de Retornos Comparativos atualizado, que mostra quais ações estão “caras” e quais ações estão “baratas” frente ao retorno esperado de mercado – dados os vários betas calculados para elas. Note que as ações posicionadas acima da “linha azul” estão “baratas” e as abaixo da linha, “caras”.

Nota-se que a inclinação da “reta azul” do gráfico continua negativa. Isso decorre do fato de o índice IMOB – utilizado como proxy para o setor – ter apresentado desempenho inferior ao da taxa de juros livre de risco da economia (Selic) ao longo dos dois últimos anos; fazendo com que o setor opere com “prêmio de risco” negativo e, consequentemente, retorno esperado de mercado também negativo.

Outra característica marcante é a de que os betas calculados para algumas das ações do setor – com relação à sua proxy – são, em geral, muito elevados. Tome-se por exemplo a RSID3 (2,018) e a GFSA3 (2,177), enquanto que o beta de ALSC3 (0,174), LPSB3 (0,251) e MULT3 (0,357) são extremamente baixos. Para resumir, o risco de mercado embutido nas primeiras ações é muitas vezes superior ao das últimas.

Isso pode ser explicado pela característica dessas ações e seus riscos específicos, já que ações de “shopping centers” têm risco muito inferior ao de ações de “construção”

Já por meio do gráfico de Retornos Comparativos, encontrado  logo abaixo, é possível identificar e avaliar a diferença em p.p. de retorno existente para cada uma das ações estudadas no setor imobiliário. Essa diferença (delta p.p.) será encontrada na Tabela-Resumo do estudo a seguir.

Por fim, para concluir a análise, pode-se ver uma tabela resumo com as principais características obtidas por meio do estudo.

Percebe-se pela tabela que a maioria das ações do setor é categorizada como “barata”, tendo apenas a MULTI3 é definida como “cara”. Vale observar que mesmo após um trimestre de forte valorização nos preços da maioria das ações, elas ainda guardam retorno expressivo quando tomados os seus preços-alvos.

Para se ordenar as ações pela sua perspectiva de retorno deve-se tomar a coluna “Delta p.p.” da tabela, de forma que quanto mais negativo for esse “delta” maior é a perspectiva de retorno absoluto para a ação.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: