Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 27/09/2012 às 11h16

27/09/2012

O IGPM de setembro veio abaixo do esperado, tendo resgistrado +0,97% ante +1,43% de agosto. O índice apontou leve crescimento do componente referente ao índice de preços ao consumidor (+0,49%) ante o verificado no mês anterior (+0,33%).

A vedete do dia, entretanto, foi a divulgação do Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central do Brasil publicado no início do dia.

Conforme pode ser visto pelas tabelas retiradas do Relatório Trimestral de Inflação, temos o seguinte.

Projeção de inflação (IPCA):

Pelo cenário de referência: 5,20% em 2012; 4,90% em 2013

Pelo cenário de mercado: 5,20% em 2012; 4,80% em 2013.

Acesse o Relatório Trimestral de Inflação do BCB referente ao 3TRI/12 em http://www.bcb.gov.br/htms/relinf/port/2012/09/ri201209P.pdf para detalhes acerca das projeções e indicadores macroeconômicos da economia brasileira.

Análise:

A inflação projetada para 2013 aponta recuo frente à inflação projetada para 2012, tanto no cenário de referência, quanto no cenário de mercado. Isso indica que o mercado poderia “acreditar”, em tese, na possibilidade de manutenção da taxa Selic ao longo de 2013 – conforme declarado pelo ministro Mantega há alguns dias.

Entretanto, a dinâmica da inflação é passível de alteração rapidamente, além de ser dependente de muitas variáveis como, por exemplo, velocidade do crescimento econômico local, rigidez do mercado de trabalho local, nível de consumo de produtos e serviços local, preços internacionais de commodities, entre outros fatores/variáveis.

Nesse sentido, o mercado deve preservar algum prêmio de risco nas taxas de juros dos contratos de DI para 2013, para não ser pego no contra-pé.

Mercado:

As taxas de juros dos DI’s curtos sofreram leve alta, enquanto as dos longos experimentaram pequena baixa. Nada que não se possa explicar pela volatilidade normal do dia-a-dia das taxas de juros. Entretanto, vale checar se nos próximos dias as taxas dos DI”s curtos não vão continuar “abrindo”…

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 11h16, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curva de DI’s longos:

Taxas de Juros pós-fixadas

As taxas de juros dos títulos pós-fixados negociados via Tesouro Direto registram leve alta frente aos níveis negociados ontem (2,68% aa).  A NTN-B Principal 15/05/15 é vendida na faixa de 2,71% aa no site do Tesouro Direto.

Veja, a seguir, como estão sendo negociados os títulos públicos via Tesouro Direto.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: