Skip to content

Panorama de mercado – 21/09/12 às 9h22

21/09/2012

Agenda

Não há indicadores de destaque previstos na agenda internacional e do Brasil.  Nos EUA, ocorre o Quadruple Witching, que é o vencimento combinado de futuros de índices, futuros de ações, opções sobre futuros e opções sobre ações. A exemplo do que acontece aqui, quando do vencimento de opções ou de índices, o mercado fica sujeito à volatilidade em decorrência da “briga” entre comprados e vendidos.

Mercados

As bolsas da Ásia fecharam em alta em sua maioria nessa madrugada. Na Europa, as bolsas sobem, com exceção de Londres que apresenta leve oscilação negativa. Os futuros de NY registram alta nesse momento.

Conjuntura

Conforme assinalado no Panorama de mercado – 20/09/12 às 17h24, o jornal Financial Times publicou nota afirmando que a Espanha e a União Europeia (UE) costuram pedido formal de ajuda pelo país à UE, por meio da implementação de reformas estruturais – exigidas pela UE – a serem anunciadas pela Espanha em 27/09. A notícia fez com que as bolsas de NY revertessem o movimento de baixa ao final do pregão.

Brasil

A bolsa brasileira acompanhou o movimento de reversão em NY, conseguindo fechar no positivo (+0,06%). O Futuro do Ibovespa sobe 0,30% às 9h07, acompanhando os futuros de índices de ações de NY.

Veja a seguir o gráfico candlestick diário do índice Ibovespa.

Conforme pode ser visto pelo gráfico, o Ibovespa precisa romper a resistência situada na faixa dos 62.500 pontos para poder rumar aos 64.000 ou 65.000 pontos. Entretanto, antes disso, o índice estará preso à região delimitada pelo intervalo dos 62.500 pontos e 59.600 pontos.

Caso seja confirmado o “acerto” entre Espanha e União Europeia, restariam menos percalços para que as bolsas mundiais pudessem retomar a alta no curto prazo. Por outro lado, o problema político e a indefinição para uma atuação mais firme do Banco Central Europeu na compra de títulos dos países endividados da zona do euro pode continuar a pesar sobre as bolsas da região.

Além disso, a perspectiva de desaceleração mais forte da economia da China continua a representar uma questão delicada para a retomada do crescimento econômico global, tendo repercussão óbvia sobre a tendência das bolsas e das commodities.

Bons negócios!

PS – Não deixe de responder à enquete formulada pelo blog em Enquete: quais os posts de sua preferência? – 03/09/12.

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: