Skip to content

Estudo: Estimativa de taxas Selic: 18/09/2012 às 11h00

18/09/2012

Conforme mencionado em Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 18/09/2012 às 11h00:

Já se tem como certo de que não haverá nova redução na taxa Selic a ser definida na reunião do Copom em 09 e 10/10. A diminuição do compulsório sobre os depósitos à vista realizada pelo governo tem efeito imediato sobre as taxas de juros e sobre a atividade econômica na medida em que injeta cerca de R$ 30 bi de novos recursos na economia. Diferentemente de uma redução pontual de 0,25 p.p. na taxa Selic, que teria um efeito defasado e indireto sobre a atividade.”

Conforme afirmado por funcionários do Ministro da Fazenda, e pelo próprio ministro, Guido Mantega, a taxa de juros Selic não terá necessidade de subir ao longo de 2013. Entretanto, apesar do otimismo “sempre” desmesurado do ministro, essa atribuição é do Banco Central do Brasil e não dele – a menos que não se procure preservar, nem nas aparências, alguma independência para o nosso BC.

Conforme se costuma dizer “Dai a Cesar o que é de Cesar”. Não; acho que não é isso. Talvez seja melhor dizer “A mulher de Cesar não basta ser séria, tem que parecer séria” ou algo assim. E assim vai se tocando a economia do país…

Dessa forma, como em outros episódios, não se deve levar em consideração as “piadas” proferidas pelo ministro para a elaboração de estratégias de juros para esse mercado.

Veja, a seguir, as taxas Selic estimadas de acordo com as cotações dos DI’s futuros negociados na BM&F às 11h00

Taxas Selic:

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 09 e 10/10/12 é de 7,42% aa, apresentando uma redução de 0,08 p.p. frente à taxa Selic estimada para a reunião anterior.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 27 e 28/11/12 é de 7,43% aa, apresentando alta de 0,01 p.p.frente à taxa Selic estimada para a reunião anterior.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 15 e 16/01/13 é de 7,54% aa, apresentando uma alta de 0,11 p.p.frente à taxa Selic estimada para a reunião anterior.

Obs. Vale observar que foi considerado um prêmio de 0,11 p.p. ao ano acima das taxas de juros apresentadas pelos DI’s para se chegar às taxas (metas) Selic estimadas.

Bons negócios!

PS – Não deixe de responder à enquete formulada pelo blog em Enquete: quais os posts de sua preferência? – 03/09/12.

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: