Skip to content

Panorama de mercado 17/09/12 às 8h35

17/09/2012

Agenda

Europa: saldos da balança comercial e da conta corrente (balanço de pagamentos) referente a julho para a zona do euro.

EUA: índice Empire State de manufaturas (região de NY) –  referente a setembro.

Brasil: relatório Focus referente à semana passada, vencimento de opções sobre ações na BM&FBovespa; IGP-10 da FGV para setembro, saldo da balança comercial referente à semana passada.

Mercados

As bolsas da Ásia fecharam em divergência nesse madrugada: o Japão experimentou forte alta, enquanto a China sofreu forte baixa; cada qual repercutindo o novo QE de maneira diferente.

Após as forte altas experimentadas pelas bolsas internacionais em decorrência da decisão de implementar novo QE (compra de ativos) pelo FED, os mercados da Europa e os futuros de índices de ações em NY resolveram “dar um tempo”.  As bolsas da Europa têm quedas moderadas e os futuros de NY apontam moderadamente para baixo às 8h00.

Conjuntura

Conforme apontado no estudo O estoque de boas notícias está no fim – 12/09/12 às 11h20, muitas “boas notícias” já estão precificadas nos mercados de ações e commodities. Dessa forma, o investidor deve se preparar para enfrentar oscilações do mercado à medida que surgirem “más notícias” no cenário internacional.

Uma indicação disso foi a resposta dada pela bolsa de Shanghai nessa madrugada ao recuar 2,14% (Shanghai Composite Index (SHCOMP)) devido à incerteza quanto à desaceleração do crescimento econômico chinês, que pode ser acima do esperado. O mercado de ações da China começa a duvidar da aplicação de novos estímulos monetários no país devido à perspectiva de pressão no índice de inflação local.

Brasil

O índice Ibovespa, assim como os seus principais componentes fecharam em forte alta na sexta-feira, véspera do vencimento de opções na BM&FBovespa. Muitos vendidos em descoberto acabaram por pressionar os preços de várias ações para cobrir suas posições e minimizar perdas.

Foi o caso das ações da Petrobras, da Vale, mas não o da OGX Petróleo, que inverteu o movimento de alta para fechar com queda próxima a 6% no pregão de sexta. Vale lembrar que o volume de opções em descoberto para a série OGXPI7 abriu em 12,4 milhões na sexta-feira, tendo sido levemente reduzido para 10,2 milhões nessa manhã. Dessa forma, quando o preço da ação atingiu R$ 7 no pregão de sexta-feira, os vendidos entraram em ação e derrubaram expressivamente o preço do papel.

Apesar do momento positivo para as bolsas, o dia será de volatilidade; uma vez que os vendidos podem aproveitar a esperada fraqueza do mercado durante o pregão para diminuir suas perdas acumuladas nos últimos dias. Fique esperto!

Bons negócios!

PS – Não deixe de responder à enquete formulada pelo blog em Enquete: quais os posts de sua preferência? – 03/09/12.

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: