Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 17/09/2012 às 10h53

17/09/2012

Relatório Focus

A taxa de inflação (IPC-A) projetada pelo mercado para 2012 subiu de 5,24% registrados na semana anterior para 5,26% na semana passada. Já para 2013, houve o inverso, com a projeção de inflação recuando para 5,50% na semana passada frente a 5,54% da semana anterior.

A projeção do câmbio permaneceu estável em R$ 2,00/US$, tanto para final de 2012 quanto para final de 2013. O mesmo ocorreu com a taxa Selic estimada, tendo permanecido em 7,25% aa para o final de 2012 e 8,25% aa para final de 2013.

A projeção de aumento do PIB para 2012 permanece em queda. Foi estimado um aumento de 1,57% nessa semana frente ao aumento de 1,62% da semana anterior. Já para 2013, a projeção permaneceu estável, apontando crescimento de 4% no ano.

Para detalhes a respeito do relatório Focus, acesse:

http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/R20120914.pdf

Mercado futuro de taxas de juros

As taxas de juros dos DI’s futuros não reagiram com quedas na manhã de hoje frente à diminuição (zeragem) da taxa do compulsório sobre depósitos à vista comunicada pelo Ministério da Fazenda após o fechamento do pregão da BM&F na sexta-feira. O objetivo da medida, conforme as autoridades do governo, é incentivar o consumo via redução das taxas de juros.

A interpretação do mercado é de que com a medida, o Banco Central teria menos motivos para estender o ciclo de redução da Selic por mais um mês. Ou seja, a taxa Selic deve permanecer inalterada em 7,50% na próxima reunião do Copom marcada para 18 e 19/10.

Nesse sentido, e olhando para um ambiente mais favorável para a economia brasileira e internacional em 2013, o mercado continuou a elevar as taxas de juros de todos os vencimentos dos DI’s futuros na BM&F.

Isso acontece a despeito das declarações do ministro Mantega de que não haverá necessidade de elevar a Selic em 2013. Entretanto, volta a se notar que o mercado, aos poucos, vai assumindo uma curva de juros a termo em forma de corcova, como se pode observar com maior clareza na curva dos DI’s longos mais abaixo.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 10h53, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curva de DI’s longos:

Taxas de Juros pós-fixadas

As taxas de juros dos títulos pós-fixados negociados via Tesouro Direto mostraram estabilidade frente aos níveis negociados na terça-feira, ao serem vendidas na faixa de 3,0% aa no site do Tesouro Direto. Vale lembrar que a referência para comparação é a NTNB Principal de 15/05/2015.

Veja, a seguir, como estão sendo negociados os títulos públicos via Tesouro Direto

Bons negócios!

PS – Não deixe de responder à enquete formulada pelo blog em Enquete: quais os posts de sua preferência? – 03/09/12.

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: