Skip to content

Panorama de mercado – 13/09/12 às 9h02

13/09/2012

A agenda de hoje tem como destaque a decisão do FED sobre a realização (ou não) de nova rodada do “quantitative easing (QE-3)” em sua reunião de política monetária. Além disso, também será divulgado o índice de preços ao produtor (PPI)referente a agosto nos EUA e os novos pedidos de seguro desemprego na semana passada para o país.

Na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) divulga o seu boletim mensal referente a agosto, onde constam vários indicadores macroeconômicos e sua avaliação sobre a situação econômico-financeira da economia da zona do euro.

Já no Brasil, serão conhecidos os dados da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE em julho.

Mercados

As bolsas do EUA terminaram o pregão de ontem em leve alta e as bolsas europeias sem direção definida. Já as bolsas asiáticas fecharam em baixa, com exceção do Japão que teve alta moderada.

Nessa manhã, as bolsas da Europa sofrem baixa moderada, assim como os futuros de índices de ações negociados em NY.

Conjuntura

Conforme ressaltado em “O estoque de boas notícias está no fim – 12/09/12 às 11h20“, houve antecipação pelo mercado internacional em relação ao desfecho favorável frente à aprovação do mecanismo europeu de estabilidade (ESM) pela Alemanha e, possivelmente, da implementação do QE-3 pelo FED.

Isso significa que há chance das bolsas de valores realizarem lucros após esse contínuo rali de alta recente. Dessa forma, o mercado deve “operar nervoso” à espera da decisão do FED e, principalmente, com o “dedo no gatilho” para garantir os lucros obtidos.

Brasil

Ontem o Ibovespa confirmou o rompimento da LTB de médio prazo, situada na faixa dos 59.330 – 59.400 pontos. Em princípio, o índice teria caminho livre para testar o nível de 62.500 pontos, onde se localiza seu próximo nível de resistência. Entretanto, para isso, é necessário cenário favorável nas bolsas de valores internacionais. De forma que esse teste vai ficar na dependência do comportamento das bolsas da Europa e dos EUA; as quais, nesse momento, apontam para baixo.

Atenção para a atuação dos vendidos em descoberto nas opções sobre ações que vencem na segunda-feira, na BM&FBovespa. Certamente, eles se aproveitarão de uma possível fraqueza no mercado para derrubar o preço das principais ações locais, na tentativa de impedir o exercício das séries de opções mais próximas ao dinheiro.

Bons negócios!

PS – Não deixe de responder à enquete formulada pelo blog em Enquete: quais os posts de sua preferência? – 03/09/12.

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: