Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 12/09/2012 às 12h02

12/09/2012

As consequências da revisão tarifária para o setor elétrico brasileiro continuam a pesar sobre as ações do setor na bolsa de valores. Entretanto, a revisão tem o seu lado positivo que é proporcionar um ganho de inflação para o país a partir de sua implementação em fevereiro/2012. Estima-se que o ganho possa ser de 0,50% a 0,70% no cômputo da inflação anual do país.

Certamente, as taxas de juros futuras já sofrem o impacto dessa medida do governo.Conforme declarações de integrantes do ministério da fazenda, não haveria necessidade de elevação da taxa de juros básica (Selic) em 2013, por conta desse ganho na taxa de inflação.

Ou seja, se era previsto que a Selic viesse a aumentar em 2013 devido ao aquecimento esperado da economia e eventual pressão inflacionária daí decorrente, essa chance agora diminuiu.

Entretanto, ainda está indefinido qual será o posicionamento do governo frente a um possível reajuste dos combustíveis; apesar da negativa do ministro Mantega sobre essa possibilidade. Conforme mencionado no Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 11/09/2012 às 12h539, “… Tudo irá depender dos objetivos de política econômica do governo, no que tange ao binômio: inflação x preços dos combustíveis.”

Mercado futuro de taxas de juros

As taxas de juros dos DI’s fecharam em leve baixa no pregão de ontem, tendo invertido a direção para os DI’s mais longos na manhã de hoje. Parece que o mercado entendeu que um eventual aumento das taxas de juros ficou postergado e que isso traz mais incerteza sobre o futuro das taxas de juros dos DI’s longos. A conferir…

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 12h02, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curva de DI’s longos:

Taxas de Juros pós-fixadas

As taxas de juros dos títulos pós-fixados negociados via Tesouro Direto mostraram leve queda frente aos níveis negociados na terça-feira, ao serem vendidas na faixa de 3,09% aa no site do Tesouro Direto. Vale lembrar que a referência para comparação é a NTNB Principal de 15/05/2015.

Veja, a seguir, como estão sendo negociados os títulos públicos via Tesouro Direto

Bons negócios!

PS – Não deixe de responder à enquete formulada pelo blog em Enquete: quais os posts de sua preferência? – 03/09/12.

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: