Skip to content

Panorama de mercado – 05/09/12 às 8h58

05/09/2012

Agenda:

O destaque europeu fica por conta das vendas no varejo para julho, além do PMI de serviços para agosto – ambos referentes à zona do euro.

Já nos EUA o destaque é a revisão da produtividade e custo do trabalho não agrícola para o 2TRI/12.

O Canadá realiza sua reunião de política monetária, assim como a Austrália, que também divulga o seu relatório de emprego para agosto.

No Brasil, acontece a divulgação da inflação oficial de agosto, medida pelo IPCA e pelo INPC calculados pelo IBGE. Além disso, serão conhecidos os resultados da Pesquisa de custos e índices da construção civíl do IBGE referente a agosto e o fluxo cambial semanal, divulgado pelo Banco Central.

Mercados:

As bolsas da Ásia fecharam em baixa, acompanhando o movimento registrado pelas bolsas ocidentais ontem.

Na Europa, as bolsas apresentam sinais diversos, com alta do índice DAX da Alemanha e leve queda nas bolsas de Paris (CAC) e Reino Unido (FTSE100) às 8h58. Nos EUA, os futuros de índices de ações registram leve baixa no mesmo instante.

Prognóstico:

O mercado deve continuar a oscilar em função dos importantes eventos internacionais à frente:

– dia 06/09 – reunião do Banco Central Europeu, com possível anúncio de volta às compras de bônus soberanos de países da zona do euro endividados;

– dia 07/09 – relatório de emprego dos EUA, referente a agosto; o qual será importante para eventual implementação de novo QE (quantitative easing) pelo FED;

– dia 12/09 – decisão da corte alemã sobre a legalidade ou não do novo instrumento para financiamento das dívidas soberanas de países endividados da zona do euro (ESM).

– dia 13/09 – decisão de política monetária do FED, com eventual implementação do QE3.

Brasil:

Ontem o índice Ibovespa apresentou forte queda, acompanhando o “canal de baixa”, conforme pode-se ver pelo gráfico candlestick diário do índice.

Espera-se mais volatilidade à frente, na medida que os eventos internacionais permanecem como principais drivers determinantes para o seu desempenho no curtíssimo prazo.

No curtíssimo prazo, o Ibovespa apresenta chance de testar o suporte dado pela reta situada na faixa dos 55.360 pontos. Caso rompa esse suporte, poderá buscar os 54.000 pontos.

Para que reverta o movimento de baixa é necessário romper a resistência definida pela reta superior do canal de baixa e, mais importante, romper a resistência definida pela reta na faixa dos 57.600 pontos.

Já olhando para a semana que vem, caso o mercado se desaponte em relação aos resultados esperados para os eventos listados acima, as bolsas podem iniciar um movimento mais forte de realização ao redor do mundo.

Bons negócios!

PS – Não deixe de responder à enquete formulada pelo blog em Enquete: quais os posts de sua preferência? – 03/09/12.

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: