Skip to content

Panorama de mercado – 04/09/12 às 8h31

04/09/2012

Agenda

EUA: índice PMI da indústria para agosto (ISM e Markit); índice de preços de manufaturados para agosto (PMI/ISM); gastos da construção para julho; vendas de veículos para agosto.

Europa: índice de preços ao produtor da zona do euro para julho; PIB da Suíça para o 2TRI/12; relatório de emprego da Espanha para agosto; PMI da construção do Reino Unido para agosto;

Ásia: reunião de política monetária do Banco Central da Austrália; PIB da Austrália para o 2TRI/12;

Brasil: IPC da FIPE para agosto; produção da indústria para julho (IBGE).

Mercados

As bolsas da Ásia fecharam em baixa moderada nessa madrugada. Por sua vez, as bolsas europeias operam em baixa às 8h30, aproveitando para realizar lucros obtidos com a alta de ontem.

Na quinta-feira haverá a reunião do Banco Central Europeu (BCE), onde é esperado que o presidente da instituição (Mario Draghi) anucie a volta do BCE às compras de bônus soberanos de países endividados da zona do euro. Pelo sim, ou pelo não, é melhor garantir o lucro…

Já os futuros dos EUA têm desempenhos diversos, com o futuro do índice Dow Jones apontando alta e o futuro do índice S&P500 apontando baixa. Entretanto, devido ao feriado de ontem, as bolsas dos EUA ficaram “para trás” em relação à alta das bolsas europeias no pregão de ontem.

Por outro lado, as bolsas nos EUA devem refletir o resultado dos indicadores esperados para hoje (vide no tópico “Agenda”) e, sobretudo, devem começar a apresentar maior volatilidade por conta da expectativa com relação à divulgação do relatório de emprego para agosto nessa sexta-feira, assim como pela reunião do FED marcada para 12 e 13/09.

A volatilidade não será privilégio das bolsas dos EUA. Na Europa, aguarda-se com ansiedade para 12/09 a decisão da corte alemã acerca da legalidade ou não da criação do novo instrumento para financiamento das dívidas soberanas de países endividados da zona do euro (ESM).

Brasil

O índice Ibovespa fechou em leve alta ontem, na esteira da alta das bolsas da Europa. Mas registrou volume muito baixo, devido ao feriado nos EUA. Isso indica que o verdadeiro movimento do índice deve se dar hoje, com todas as bolsas internacionais funcionando.

Como se pode ver pelo gráfico candlestick de 15 minutos do índice Ibovespa, ele possui um primeiro suporte determinado pela reta inferior do triângulo simétrico (apontado pelo Estudo técnico – 03/09/12 às 16h41) e resistência no patamar 57.460 pontos. Caso rompa a resistência pode vir a buscar o nível determinado pela reta superior (paralela) do mesmo triângulo.

Entretanto, o mercado brasileiro também deve apresentar volatilidade e deve se mover “colado” às bolsas internacionais, que possuem drivers mais potentes para definição do seu comportamento nesse momento.

PS – Não deixe de responder à enquete formulada pelo blog em Enquete: quais os posts de sua preferência? – 03/09/12.

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: