Skip to content

Panorama de mercado – 31/08/12 às 8h40

31/08/2012

Agenda

A agenda internacional de hoje mostra como destaque o discurso do presidente do FED, a ser realizado no evento de Jackson Hole. Mais à noite, será divulgado o índice PMI da índústria oficial para a China, referente a agosto.

Já no Brasil, o IBGE divulgará logo cedo o resultado do PIB local para o 2TRI/12.

Mercados

As bolsas da Ásia tiveram desempenhos divergentes, com destaque para a queda de 1,60% no índice Nikkei da bolsa de Tóquio, devido aos fracos indicadores divulgados ontem no país.

As bolsas europeias têm alta acima de 1% e os futuros de índices de ações em NY seguem em alta moderada/forte nesse momento (8h38).

Ibovespa – perspectivas

No Brasil, o índice Ibovespa teve leve baixa  (-0,20%) ontem, aos 57.256 pontos. O Ibovespa permanece abaixo do nível de 57.600 pontos, agora transformado em patamar de resistência, como pode ser observado pelo gráfico diário do Ibovespa a seguir.

Entretanto, com as bolsas europeias em alta, assim como os futuros de NY, o movimento pode impulsionar a bolsa local e fazer com que o Ibovespa volte a trabalhar acima do patamar de 57.600 pontos.

Por outro lado, a alta das bolsas internacionais é sustentada pela expectativa de que o presidente do FED, Ben Bernanke, “anuncie” novo programa de afrouxamento quantitativo (QE) para a economia norte-americana em seu discurso programado para hoje no simpósio financeiro que acontece em Jackson Hole.

Incerteza

A grande dúvida do mercado é o que poderia acontecer se Bernanke não antecipasse essa possibilidade. Bem, se as expectativas se confirmarem, a chance é de que a alta das bolsas se consolide ao longo do dia e, pode-se esperar uma retomada do Ibovespa no curtíssimo prazo – mesmo que depois as bolsas voltem a realizar lucros nos próximos dias.

Já, se as expectativas não forem atendidas, o caminho inverso deve ser o mais provável, com retomada do movimento de realização de lucros de imediato.

Dessa forma, o momento ainda se mostra bastante nebuloso e com ocorrência de alta volatilidade. Não se deve esquecer que muita coisa ainda está programada para acontecer até que a situação da Europa tome uma direção favorável, assim como no resto da economia mundial e as pedras no caminho não são nada desprezíveis.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: