Skip to content

Panorama de mercado – 28/08/12 às 8h30

28/08/2012

Agenda

Os destaques da agenda internacional de hoje são os seguintes:

– Nos EUA, será divulgada a confiança do consumidor do Conference Board para agosto. Também será divulgado o índice de preço de residências Case Shiller – 20 para junho. Além disso, será divulgado o índice de manufaturas do FED de Richmond para agosto.

– Na Europa, será divulgada o resultado da pesquisa do sentimento do consumidor GfK para agosto na Alemanha. Também será conhecida a expansão dos meios de pagamento (M3) e o volume de empréstimos para o setor privado em julho na zona do euro.

No Brasil, o destaque é o primeiro dia da reunião do Copom que irá definir, na quarta-feira, a taxa Selic válida para o período de 30/08 a 10/10 inclusive.

Bolsas

As bolsas de valores da Ásia fecharam em baixa em sua maioria, com exceção da bolsa de Shangai.  Na Europa, as bolsas negociam em baixa moderada enquanto os futuros de índices das bolsas de NY nos EUA negociam em leve alta nesse momento.

O sentimento do mercado continua de cautela em face da incerteza causada pela expectativa de desaceleração mais forte da China e fraqueza das economias da Europa e dos EUA.

Panorama para o mercado

Entretanto, conforme já ressaltado por várias vezes, as principais bolsas de valores da Europa e dos EUA vêm de um rali de alta que já dura muitos meses. A propósito veja o estudo postado no blog InvestCerto “Panorama de mercado – 24/08/12 às 15h50” e o post publicado no site da revista Você Sa “E agora, como ficam as ações brasileiras – agosto/12?“.

Nesse sentido, apesar do sentimento “positivo” causado pela expectativa de atuação de vários bancos centrais internacionais (China, zona do euro e EUA), há gordura a queimar…

Portanto, não está descartada uma realização de lucros nessas bolsas até que fique mais claro quais medidas serão aplicadas e suas consequências sobre a situação de crise vivida pela Europa, o potencial “pouso forçado” da economia chinesa e a debilidade apresentada pela economia dos EUA.

O Ibovespa tem apresentado forte resistência para romper o patamar dos 60.000 pontos, traduzindo no país a incerteza existente no cenário macroeconômico internacional.

Os investidores devem estar preparados para a ocorrência de forte volatilidade ao longo dos próximos dias e semanas, por conta de uma série de eventos decisivos (vide detalhes nos estudos “Panorama de mercado – 27/08/12 às 8h20” e “Panorama de mercado – 24/08/12 às 8h56“) para a definição da situação da economia mundial no curtíssimo prazo.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: