Skip to content

Panorama de mercado – 23/08/12 às 9h13

23/08/2012

Em termos da agenda internacional para hoje, a maioria dos indicadores (PMI industrial e de serviços para agosto) para a Europa (França, Alemanha e zona do euro) divulgados apresentaram alta, tendo vindo dentro do esperado; com exceção do PMI de serviços para a Alemanha que registrou queda e veio abaixo do esperado.

Nos EUA será divulgada o número semanal de pedidos de seguro desemprego referente à semana passada, assim como o PMI da indústria para agosto e as vendas de casas novas para julho.

Ontem, as bolsas dos EUA e do Brasil experimentavam realização de lucros até que o FED divulgou a ata da reunião de seu comitê de política monetária (FOMC) de 31/07 e 01/08, onde deixou transparecer que adotará medidas de estímulo monetário (provavelmente uma nova edição do QE – quantitative easing) na próxima reunião do FOMC, a ser realizada entre 12 e 13 de setembro/12.

As bolsas dos EUA e do Brasil inverteram a tendência do intra-day, com destaque para a BM&FBovespa que reverteu toda a baixa e fechou em alta.

A perspectiva para o mercado de ações ficou bem mais otimista para o curtíssimo prazo com o conteúdo da ata do FOMC. A possibilidade de atuação mais firme do Banco Central Europeu (BCE) também favorece o movimento de alta das bolsas.

Como pode ser observado pelo gráfico candlestick intra-day do Ibovespa, nota-se que apesar da forte reversão o indice não conseguiu romper a resistência definida pela LTB de curtíssimo prazo assinalada no gráfico.

Além disso, o índice Ibovespa tem apresentado forte resistência na faixa dos 59.630 pontos, como pode ser observado pelo ráfico candlestick diário do índice à vista a seguir.

Nota-se que nos últimos 11 pregões o índice entrou em uma região de forte congestão. Caso as bolsas do exterior (NY e Europa) retomem o movimento de alta no pregão de hoje, ficará mais fácil para o Ibovespa romper a resistência e rumar para os 60.800 pontos, onde se encontra uma fraca resistência.

Isso indica que se rompido o patamar dos 60.800 pontos, o Ibovespa só irá apresentar nova resistência na faixa dos 63.000 pontos.

Entretanto, não se engane. É possível que mercado internacional esteja aproveitando os últimos momentos de euforia com os estímulos a serem dados para as economias dos EUA, Europa e China. Sim, porque a situação dos fundamentos dessas economias não justifica tal otimismo e deve-se lembrar do velho dito de mercado: “compre no boato para vender no fato”.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: