Skip to content

Estudo: estimativa de taxas Selic: 16/08/2012 às 11h54

16/08/2012

O aumento da inflação em agosto, medido pelo índice IGP-10, e o crescimento acima do esperado das vendas no varejo em junho, podem fazer com que o Banco Central antecipe o final do ciclo de redução da Selic. Caso a economia comece a apresentar recuperação a partir de já, essa possibilidade fica mais forte.

Veja, a seguir, as taxas Selic estimadas de acordo com as cotações dos DI’s futuros negociados na BM&F às 11h54.

Taxas Selic:

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 28 e 29/08/12 é de 7,46% aa, apresentando uma redução de 0,54 p.p. frente à taxa Selic estimada para a reunião anterior.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 09 e 10/10/12 é de 7,28% aa, apresentando uma redução de 0,18 p.p. frente à taxa Selic estimada para a reunião anterior.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 27 e 28/11/12 é de 7,36% aa, apresentando uma alta de 0,08 p.p.frente à taxa Selic estimada para a reunião anterior.

Obs. Vale observar que foi considerado um prêmio de 0,11 p.p. ao ano acima das taxas de juros apresentadas pelos DI’s para se chegar às taxas (metas) Selic estimadas.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
2 Comentários
  1. Jean permalink

    Bom dia !!! Tenho observado os movimentos do mercado e a alta de inflação. Mudei de estratégia de aplicação financeira, como lhe disse em comentário anterior, e tenho ficado surpreso ao acompanhar o desempenho do fundo que tem 95% de sua carteira em NTN-B de até 5 anos, que consecutivamente tem apresentado cotas negativas. Ontem ao verificar o benchmarket do fundo (IMA-B 5) observei que sua variação havia sido 0,30 negativo. Bom se as características do fundo Itaú Index Inflação são as que apresentei, se as previsões são de alta de inflação, por os ajustes negativos, ou melhor, o próprio IMA-B 5 tem ficado negativo ?!?! Poderia me ajudar a entender ? Tomei a atitude errada em sair de títulos pré-fixados longos para inflação ?!?!

    • Olá Jean, todos os índices refletem o comportamento das taxas de juros dos papéis negociados no mercado. Assim, os fundos indexados às NTNB’s sofrem o processo de MtM (market to market) dos papéis em suas carteiras. Se você notar, houve leve “abertura” das taxas de juros negociadas pelas NTNB principal de 15/05/15 nos últimos dias. Ela estava a 2,95% aa e hoje é negociada na faixa dos 3,14% aa.

      Eu não me preocuparia com cotas negativas nesse momento. Veja o que ocorreu com os fundos prefixados em que estava antes.O que ocorreu com eles. Veja o estudo “Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 16/08/2012 (às 11h54)”, onde fica patente o movimento de mercado que elevou as taxas prefixadas para todos os vencimentos futuros. Assim, pode ser preferível ter um juro real garantido na faixa de 3% aa + inflação, do que apostar no prefixado e correr o risco de ter uma aplicação prefixada que pode vir a render abaixo desse patamar em termos reais.

      Abs

      Roge

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: