Skip to content

Panorama de Mercado – 03/08/12 às 8h56

03/08/2012

Destaques

A agenda econômica do dia tem como destaque a divulgação do relatório de emprego dos EUA referente a julho/12.  O indicador será divulgado às 9h30 (horário de Brasília). Espera-se que as vagas de emprego tenham aumentado em cerca de 100.000 postos de trabalho, contra apenas 80.000 registrados em junho. Entretanto, mesmo com a melhora, o resultado estaria aquém do necessário para reduzir a taxa de desemprego no país; hoje em 8,20%.

O resultado será fundamental para que o FED avalie a necessidade de implementar o QE3 na reunião do comitê de política monetária (FOMC) de 12 e 13/09/12.

Na Europa está marcada a divulgação dos PMI’s  de serviços para a região da zona do euro (final), Espanha, Alemanha, França e Itália. Os resultados divulgados até esse momento foram positivos para a Alemanha e França, que obtiveram aumento no indicador, enquanto que para a Itália o resultado foi negativo, com queda do indicador. Já para a zona do euro, o PMI obteve leve aumento em julho (46,5 pontos) contra junho (46.4 pontos), indicando a continuidade da retração da economia do continente.

No Brasil será divulgado o PMI de serviços para julho elaborado pelo HSBC.

Bolsas

As bolsas asiáticas fecharam em queda na esteira das perdas registradas pelas bolsas europeias e dos EUA no pregão de ontem.

As bolsas europeias tem forte alta nesse momento, recuperando-se parcialmente do sell-off de ontem. Os futuros de índices de ações sobem em NY. Os mercados aguardam boas (?) notícias em relação aos dados de emprego dos EUA.

Caso a criação de postos de trabalho tenha sido menor do que o esperado (cerca de 100.000) torna-se mais provável a aplicação de novas medidas de estímulo por parte do FED! Quanto pior para a economia, melhor para as bolsas. É a lógica reversa atual dos mercados… É esperar para ver.

A Petrobras divulga seu resultado referente ao 2TRI/12 após o fechamento do mercado. Conforme expectativa do mercado divulgada pela Agência Estado, o lucro líquido obtido deve apresentar queda significativa frente ao apurado no mesmo trimestre do ano anterior. Estima-se que o lucro líquido tenha sido na faixa dos R$ 3,2 bi frente a R$ 10,6 bi de igual período de 2011.

As ações da Petrobras vem, aos poucos, recuperando os seus preços. Mesmo com toda a incerteza recente causada pelas “idas e vindas” e declarações desencontradas de líderes europeus, seus preços têm apresentado desempenho relativo excelente na bolsa brasileira.

Parece que a gestão implementada pela nova presidente da companhia tem agradado ao mercado. Entretanto, deve-se ficar atento para ver se os preços conseguem resistir a um desempenho tão tímido, conforme é esperado pelo mercado. Vale lembrar que as estimativas devem ficar muito próximas do que será divulgado, uma vez que a companhia divulgou há poucos dias o balanço de sua produção no trimestre.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: