Skip to content

Panorama de Mercado – 02/08/12 às 9h00

02/08/2012

O ponto alto do dia será a decisão do Banco Central Europeu sobre a política monetária na região do euro, anunciada às 9h00 e comunicada pela direção do banco em conferência de imprensa por volta das 9h30. Conforme é sabido, espera-se a implementação de “medidas fortes” para combater a crise da moeda europeia e a dívida soberana do continente.

As bolsas europeias e os futuros de índices de ações em NY sobem nesse momento (8h32). A BMF&Bovespa irá abrir já sabendo o que foi decidido na Europa. Portanto, a chance de abertura com gap é muito provável. Dependendo da decisão e conteúdo da conferência de imprensa, o índice Ibovespa poderá abrir com forte alta ou baixa.

Conforme pode ser visto no gráfico diário do Ibovespa, ele vem se comportanto nas últimas semanas dentro de uma faixa de preços compreendida entre os limites de 57.596 e 52.362 pontos.

Semana passada, após as declarações do presidente do BCE a respeito de medidas fortes a serem implementadas pelo banco, as bolsas “engataram” uma recuperação a partir do suporte de 52.362 pontos que levou o Ibovespa a testar a resistência de 57.596 pontos.

Entretanto o mercado não conseguiu romper a resistência e o índice voltou um pouco para testar o suporte intermediário de 55.866 pontos ontem. O Ibovespa fechou em 56.291 pontos, mostrando indefinição após o FED ter decidido deixar tudo como está em sua reunião de política monetária.

Não havia, todavia, expectativa muito forte de que ele viesse a implementar um QE3 de imediato. Quem sabe, se as coisas piorarem para a economia dos EUA até sua próxima reunião, marcada para o meio de setembro, ele resolva fazê-lo.

Dessa forma, todas as apostas se voltam para a reunião do BCE. Caso sejam comunicadas medidas favoráveis ao mercado, o índice Ibovespa tem chance de romper a resistência (57.596 pontos) já na abertura do mercado, via ocorrência de gap. Caso sustente a alta, pode ir buscar cerca de 60.000 pontos na sequência.

Por outro lado, caso as medidas decepcionem, o mercado pode vir a testar de imediato o suporte (55.866 pontos) ou furar esse patamar de imediato via gap, indo testar o próximo suporte na faixa dos 54.000 pontos.

Como se vê, a volatilidade continua a mandar no mercado.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: