Skip to content

Estudo: estimativa de taxas Selic: 1/08/2012 às 12h00

01/08/2012

O mercado derrubou, novamente as taxas de juros dos DI’s futuros na BM&F, tanto para os vencimentos curtos quanto para os mais longos. Isso implica em precificar determinados níveis para a taxa Selic em datas futuras.

A melhor maneira de avaliar se o mercado está “exagerando” ou não na queda esperada para a taxa Selic é avaliar o que o mercado de DI futuro deixa transparecer a esse respeito; analisando-se as taxas a termo – curva de juros a termo.

Nota-se que o mercado já negocia os DI’s curtos – até início de 2013 – em níveis bastante baixos, ainda na expectativa de piora contínua do cenário internacional e de seu efeito desinflacionário local. Entretanto, já se sabe que a produção industrial local aumentou em junho, mesmo que de maneira tímida e à custa de estímulos fiscais promovidos pelo governo Dilma.

Além disso, percebe-se que a inflação já dá sinais de elevação – pelo menos no nível do atacado, conforme mostrou o IGPM de julho. O próprio Banco Central tem repetido que o país estará crescendo a uma taxa de cerca de 4% aa ao final de 2012.

Dessa forma, é bastante provável que ele permaneça reticente a continuar por muito mais tempo o ciclo de redução da Selic, caso esse cenário prospectivo se confirme.

Veja, a seguir, as taxas Selic esperadas de acordo com as cotações dos DI’s futuros negociados na BM&F às 12h00.

Taxas Selic:

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 28 e 29/08/12 é de 7,45% aa, apresentando uma redução de 0,55 p.p. frente à taxa Selic estimada para a reunião anterior.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 09 e 10/10/12 é de 7,30% aa, apresentando uma redução de 0,15 p.p. frente à taxa Selic estimada para a reunião anterior.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 27 e 28/11/12 é de 7,35% aa, apresentando leve alta de 0,05 p.p.frente à taxa Selic estimada para a reunião anterior.

Obs. Vale observar que foi considerado um prêmio de 0,11 p.p. ao ano acima das taxas de juros apresentadas pelos DI’s para se chegar às taxas (metas) Selic estimadas.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: