Skip to content

Sinuca de bico para Mario Draghi – 27/07/2012 às 8h48

27/07/2012

A situação na Europa caminha para um “tudo ou nada”, com o compromisso verbal assumido ontem pelo presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi:

“A extensão até onde o tamanho do prêmio soberano interfere no adequado funcionamento do canal de transmissão da política monetária, faz parte de nosso mandato… Dentro de nosso mandato, o BCE está pronto para fazer o que for necessário para preservar o euro. E acreditem-me, isso será suficiente”.

Draghi “comprou” uma briga no conselho do BCE, no qual se encontram como principais opositores à compra de títulos soberanos os presidentes dos bancos centrais da Alemanha e da Finlândia entre outros. Dessa forma, ele se colocou em uma “sinuca de bico”, uma vez que se não implementar medidas de impacto já na próxima quinta-feira, na reunião de política monetária do BCE, irá causar pânico e caos nos mercados mundiais. Por outro lado, enfrentará forte oposição interna para conseguir realizar o compromisso que assumiu.

Os mercados devem repercutir essa incerteza hoje, possivelmente não dando continuidade ao rali das bolsas de forma tão explícita quanto ontem. Por isso, é necessária muita atenção e cautela no pregão da BMF&Bovespa hoje. Se o mercado enxergar o confronto (Draghi x Alemanha e Finlândia) como um impeditivo à implementação da compra de títulos de dívida soberana de países europeus pelo BCE, pode haver forte realização de lucros. Por outro lado, mesmo que o BCE não venha a comprar títulos soberanos, existiriam outras medidas de resultado similar que podem vir a ser aplicadas.

Não se pode esquecer que o mercado também espera mais estímulos a serem implementados pelo FED, o banco central dos EUA. O FOMC (Comitê de política monetária do FED) também anunciará sua decisão de política monetária na quarta-feira da semana que vem. Portanto, a semana será de grande tensão e volatilidade, uma vez que há grande expectativa quanto às decisões tomadas pelo FED de um lado, e pelo BCE de outro.

Como consequência, o mercado deve apresentar muita volatilidade nesse período. Nesse sentido, as estratégias de investimento devem considerar o aumento de volatilidade-preço dos ativos até que seja definida a atuação do BCE e do FED em relação aos estímulos monetários que serão decididos nas reuniões de quarta e quinta-feira.

Agenda do dia: destaque para a divulgação da estimativa preliminar do PIB dos EUA para o 2TRI/12. É esperada uma taxa de crescimento de cerca de 1,4% ao ano, frente ao crescimento anual de 1,9% registrado no trimestre anterior.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: