Skip to content

Estudo: OGXP3 – Surpresa? Nem tanto – 27/07/12 às 16h00

27/07/2012

Da mesma forma que a OGXP3 caiu, de maneira abrupta, ela sobe hoje. E sua escalada pode não ter terminado ainda!

Quando a OGX Petróleo comunicou o nível de produção de óleo de dois dos poços pertencentes ao complexo de Tubarão Azul, algumas instituições de mercado torceram o nariz dizendo-se frustradas com o baixo volume de petróleo extraído dos poços. Imediatamente derrubaram os preços-alvo da ação (às vezes em proporção acima de 68% dos preços anteriormente fixados por elas).

Conclusão: as ações, mormente nas mãos de investidores estrangeiros “queimaram” em suas mãos e os preços caíram fortemente durante um mês, já a partir do dia seguinte da divulgação do comunicado de produção  – em 27/06/12. Nesse período,  várias instituições declararam sua indignação com o desempenho da companhia e seguiram a maioria…

Os especuladores operaram em cima da situação alugando e vendendo a ação em descoberto ao longo desse período, pressionando o seu preço ainda mais para baixo. Havia mais de 102 milhões da ações alugadas em 24/07/12, indicando que muito desse alto volume poderia ser objeto de venda em descoberto.

Exatamente um mês após o comunicado, OGXP3 experimenta forte alta no pregão de 27/07/12, atingindo valorização de 14,31% às 16h00. Será que as mesmas instituições mudaram de opinião quanto ao seu apressado julgamento da situação e desempenho da empresa? Ou será apenas mais um “movimento especulativo”?

O que parece mais provável é que com a melhora do cenário externo, os investidores locais em maior peso, e os investidores estrangeiros, em menor proporção, estejam voltando para o papel! A isso, deve-se acrescentar que os vendidos foram pegos com a “boca na botija”; ou seja, estão correndo para zerar suas posições vendidas em descoberto – seja no mercado à vista, seja no mercado de opções. Portanto, o efeito da alta é potencializado.

Em paralelo, os grafistas podem justificar o movimento pelo retracement de Fibonacci, como se pode observar pelo gráfico candlestick de 15 minutos da OGXP3 desde 26/06/12. Vale ressaltar que o preço da ação ainda tem muito chão para subir até que atinja 2/3 de recuperação da queda original.

Com certeza essa não será uma briga fácil. Os vendidos farão tudo para “segurar” a alta. Entretanto, a relação de retorno-risco implícita na compra da ação na faixa dos R$ 5,00 parece ser bastante vantajosa. Não se preocupem, comprados e vendidos, pois os fundamentos irão prevalecer.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: