Skip to content

Estudo de Curvas de Juros Spot e a Termo – 19/07/2012 (às 11h40)

19/07/2012

Finalmente saiu a tão aguardada ata da última reunião do Copom, realizada em 10 e 11/07/12.  O mercado aguardava a ata para conferir por quanto tempo o Banco Central ainda pretende manter o ciclo de redução da taxa Selic. Se ele faria apenas mais uma redução de 0,50 p.p. na taxa Selic (hoje em 8% aa) na reunião de final de agosto, ou se aproveitaria a “oportunidade” para continuar a derrubar a taxa além desse patamar.

Pela reação das taxas de juros dos DI’s negociados na BM&F, pode-se entender que o mercado acredita na possibilidade de continuidade do processo de redução da Selic. Houve um corte linear e de dimensão similar ao longo de toda a curva spot de juros, como pode ser observado a seguir.

As condições da economia local, conjugadas com o cenário externo, permitem que o Banco Central faça uso de cortes na Selic. Não se pode esquecer que cada ponto percentual de redução na taxa Selic nesse momento, representa uma “economia” da ordem de R$ 19 bi no financiamento de sua dívida pública interna! Ou seja, a redução da Selic vem a contribuir, também, do ponto de vista fiscal para o governo.

Entretanto, o caminho da taxa Selic no curto prazo será ditado pelos “desenvolvimentos” de outras variáveis-chave da economia local e internacional. Ou seja, dependendo do comportamento futuro de variáveis como a demanda interna local, o patamar dos salários e taxa de inflação percebida,  o encaminhamento da situação da crise da dívida soberana na Europa e, finalmente, o grau de desaceleração da economia internacional, o Banco Central poderá optar por encerrar antes do esperado o ciclo de redução da Selic.

Se prevalecer o cenário de aceleração do crescimento interno esperado para o último trimestre de 2012, é possível que o Copom opte por encerrar o ciclo de reduções já na reunião de início  de outubro/12. Em caso contrário, há chance dele se estender até a reunião de final de novembro/12.

Taxas de Juros Futuras – DI

Observe, a seguir, o gráfico da curva de juros spot e a termo dos DI’s às 11h40.

Curva de DI’s curtos:

Pode-se aferir, a seguir, as variações das taxas de juros spot (em p.p.) dos contratos listados acima nesse horário.

Curva de DI’s longos:

Pode-se aferir, a seguir, as variações das taxas de juros spot (em p.p.) dos contratos listados acima nesse horário.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: