Skip to content

Montanha-russa semanal – 17/07/12 (às 8h10)

17/07/2012

Até o fim da semana há eventos importantes agendados que poderão mexer com o mercado. Dependendo do encaminhamento deles o mercado poderá consolidar uma direção; seja ela de alta ou de baixa. O que se pode esperar por enquanto, dado o momento crítico vivido pelo mercado, é mais volatilidade.

Além dos indicadores econômicos programados para divulgação, abaixo se encontram alguns dos eventos de maior importância a serem observados pelo investidor ao longo da semana.

– QE3: Discurso de Bernanke para o legislativo norte-americano na terça e quarta-feira, causa expectativa no mercado. Espera-se que Bernanke possa dar alguma pista sobre a implementação (ou não) da 3a. edição da medida

– Reunião do FOMC de 31/08: na quarta-feira o FED divulga o Beige Book (Livro Bege), que traz indicadores econômicos dos EUA, sobre os quais o FED irá basear sua decisão de política monetária na próxima reunião do FOMC.

– reunião do “Euro-Grupo”  programada para sexta-feira, tem o objetivo de continuar a definir/operacionalizar as medidas acordadas para fortalecimento da zona do euro em sua reunião de final de junho.

Veja abaixo os principais eventos/indicadores internacionais programados na agenda desse semana

http://www.forexfactory.com/calendar.php

Enquanto isso, o Fundo Monetário Internacional divulga perspectivas negativas sobre o crescimento econômico mundial; mas à reboque do mercado. Não se pode atribuir somente a ele a queda dos mercados ontem; mas aos fracos indicadores econômicos divulgados, a exemplo do resultado do varejo norte-americano em junho/12 e a incerteza causada pelo desenlace da crise do euro e os seus próximos lances.

A Alemanha permanece no centro do jogo, atraindo as atenções do mercado. O novo acordo firmado pelos líderes da União Europeia tem que ser referendado pelas cortes regionais alemãs até 12 de setembro. Isso representa um risco muito elevado para a efetivação das medidas acordadas para o fortalecimento da zona do euro e resgate dos países com dificuldades para “bancar” o financiamento de sua dívida soberana.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: