Skip to content

Estudo de Curvas de Juros Spot e a Termo – 13/07/2012 (às 14h40)

13/07/2012

Ontem, na segunda parte do pregão da BM&F, o mercado já ajustou para cima as taxas de juros dos DI’s futuros negociados naquela bolsa. A alta das taxas de juros foi maior nos vencimentos longos do que nos curtos. Já hoje, houve continuidade no processo de ajuste “para cima” nas taxas de juros; só que com destaque para os DI’s de vencimento intermediário – até 2016. As taxas dos DI’s mais longos sofreram leves altas.

O movimento das taxas de juros, após a confirmação da redução da taxa Selic em 0,50 p.p. decidida pelo Copom essa semana é natural. Tem que haver alguma realização de lucros, para um mercado sobre-vendido em taxa de juros. Veja o comentário a esse respeito no post Estudo: estimativa de taxas Selic: 12/07/2012 (às 14h24) de ontem:

“O mercado de DI futuro da BM&F resolveu ser um pouco mais conservador e sofreu leve realização de lucros, dado o reduzido patamar que atingiram as taxas de juros spot dos DI’s – curtos e longos. Houve leve abertura das taxas de juros na faixa de 0,05 p.p. para  a maioria dos vencimentos de DI, em relação aos níveis negociados às 11h57.”.

Além disso, como se pode notar pelo “desenho” da curva de juros spot (e a termo), a curva está quase flat até o vencimento de janeiro/14. Ou seja, em pouco tempo, a curva perdeu quase toda a sua inclinação positiva, tendo “zerado” os prêmios existentes nas taxas de juros para os vencimentos intermediários de DI, tendo preservado, apenas, “algum prêmio” para a ponta mais longa da curva.

Perspectiva: só será possível esperar novas quedas nas taxas de juros dos DI’s no curtíssimo prazo na medida em que o mercado obtiver novas informações que indiquem que o Banco Central irá, de fato, alongar o ciclo de flexibilização da taxa Selic. E a ata da reunião do Copom realizada essa quarta-feira, será fundamental para isso.

Observe, a seguir, o gráfico da curva de juros spot e a termo dos DI’s às 14h40.

Curva de DI’s curtos:

Pode-se aferir, a seguir, as variações das taxas de juros spot (em p.p.) dos contratos listados acima nesse horário.

Curva de DI’s longos:

Pode-se aferir, a seguir, as variações das taxas de juros spot (em p.p.) dos contratos listados acima nesse horário.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: