Skip to content

Selic a 8% aa: boa notícia? 12/07/12 (às 9h43)

12/07/2012

O Copom reduziu novamente a taxa Selic em 0,50 p.p., trazendo a taxa básica de juros brasileira para 8% aa. Essa é uma boa notícia para as finanças públicas do país, mas reforça o sentimento negativo em relação às perspectivas da economia brasileira. Conforme apontado pelo post Estudo de Curvas de Juros Spot e a Termo – 11/07/2012 (às 13h32):

“Os últimos indicadores econômicos locais que foram divulgados apontam queda na produção da indústria e no desempenho do varejo. Eles asseguram que o Copom irá continuar a reduzir a taxa básica de juros – Selic – na reunião de hoje e, certamente, nas seguintes também.”.

A questão mais importante é que várias economias ao redor do mundo e dos países emergentes, em particular, têm reduzido suas taxas básicas de juros para combater a fraqueza de suas economias e, sobretudo, da economia mundial. Ontem foi a vez da Coreia do Sul que derrubou sua taxa básica de juros de maneira inesperada.

O FOMC (comitê de política monetária do FED) sugeriu em sua ata referente à reunião do Comitê de final de junho publicada ontem, que uma nova edição do QE (quantitative easing) não deve ser adotada de imediato e que a situação da economia em geral e do emprego, em particular, devem mostrar sinais claros de piora para que seja aplicado.

O quadro macro mostra piora significativa e a China deve divulgar o desempenho do PIB para o 2TRI/12 amanhã de madrugada. Dado que há poucos dias o país também reduziu sua taxa básica de juros e ontem divulgou fraco desempenho de suas importações em junho, é possível que venham surpresas negativas por aí… com crescimento econômico apontando para abaixo de 8% aa.

Na Espanha, apesar das taxas de juros de seus títulos soberanos terem obtido algum “refresco” após as concessões efetuadas pela UE e por conta do pacote de redução de gastos/déficit público da ordem de E$ 65 bi anunciado ontem, a bolsa de valores local experimenta queda acima de 2% nesse momento.

O mercado de ações parece que vai enfrentar novo dia de queda, com as bolsas europeias e os futuros de índices de ações norte-americanos em baixa nessa manhã.

Parece que a melhor estratégia do dia é aproveitar a chuva aqui em São Paulo e “ficar quietinho dentro de casa para não se molhar”.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: