Skip to content

O que se pode fazer agora na bolsa? – 11/07/12 (às 11h59)

11/07/2012

“… Dessa forma, atenção para estratégias com opções cujo risco de perda seja limitado. Outra possibilidade interessante seriam as estratégias long-short equilibradas, que possuem grau de risco reduzido.”

As bolsas mundiais têm desempenhos instáveis durante a manhã, tanto na Europa, quanto nos EUA ou no Brasil, onde o índice Ibovespa experimentava às 11h36 alguma recuperação frente à forte queda de ontem.

Os mercados esperam ansiosos pela publicação da ata da última reunião do FED para perceber se o Banco Central norte-americano cogita, para logo, aplicar uma nova edição do QE (quantitative easing).

A tendência permanece negativa, no sentido de que a situação da Espanha ainda é complicada e merece atenção: o governo do país  acaba de definir medidas restritivas para economizar cerca de E$ 60 bi em seu orçamento público, através do aumento de impostos e diminuição de gastos.

Apesar do mercado ter reagido bem às medidas, com leve redução das taxas de juros dos títulos soberanos do país, as medidas são extremamente fortes e recessivas; o que deve trazer protestos sociais e piora no desempenho econômico de curto prazo para o país.

Além disso, discussões sobre a divisão de prejuízos entre acionistas de bancos espanhóis que forem objeto de resgate financeiro, causou forte impacto negativo nos preços das ações de bancos espanhóis em todo o mundo.

O movimento de preços dos ativos de risco deve apresentar volatilidade maior a cada novo lance do xadrez da crise econômica. Nesse sentido, estratégias que impliquem em exposição a risco direcional como, por exemplo, compra seca de ações nesse momento não é das melhores ideias.

Ao mesmo tempo, a venda em descoberto de ações também representa risco excessivo. Ou seja, não dá para apostar; seja em uma direção ou em outra,  já que a única certeza é de que a volatilidade será grande no curto prazo.

Dessa forma, atenção para estratégias com opções cujo risco de perda seja limitado. Outra possibilidade interessante seriam as estratégias long-short equilibradas, que possuem grau de risco reduzido.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: