Skip to content

Ata do FOMC e consequências – 11/07/12 (às 16h01)

11/07/2012

Conforme ressaltado no post “QE3 – será que vai ajudar às bolsas?“, há resistência de 2/3 dos membros do FOMC para utilização de nova edição do QE – programa de compra de títulos no mercado de títulos norte-americano pelo FED.

Essa resistência pode significar por um lado que a hora ainda não chegou, uma vez que alguns membros do FOMC preferem não sugerir a medida; mas a apoiariam caso fosse decidida. Já por outro lado, significa que os riscos de subsequentes aplicações do mesmo remédio (seria a 3a. edição do programa) poderiam conturbar o funcionamento do mercado de títulos local.

As bolsas reagiram negativamente de imediato à leitura da ata. Entretanto, deve-se ter em mente que a sua publicação é “atrasada”; ou seja é referenciada em dados passados e que novas informações como o fraco desempenho na criação de empregos na economia dos EUA em junho ainda não eram conhecidas à época da divulgação da ata. Isto é, a situação já mostrou piora significativa desde aquele momento.

Nesse sentido, o mercado fica sem rumo e sem perspectiva. Sem algo no que se agarrar para justificar “compra”. Portanto, a avaliação feita no post “O que se pode fazer agora na bolsa? – 11/07/12 (às 11h59)” se justifica integralmente. O risco direcional é muito elevado nesse momento e, além disso, os retornos tendem a ser assimétricos, com ênfase do lado negativo da distribuição.

Isso implica que qualquer posição comprada ou vendida pode sofrer fortes prejuízos. Assim, o que resta para se fazer em termos de estratégia com ações são operações com risco limitado. Daí a sugestão de realização de “estratégias com opções cujo risco de perda seja limitado. Outra possibilidade interessante seriam as estratégias long-short equilibradas, que possuem grau de risco reduzido” mencionada no post “O que se pode fazer agora na bolsa? – 11/07/12 (às 11h59)“.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: