Skip to content

Vale: informações negativas – 06/07/12 (às 8h08)

06/07/2012

A Vale vai ter que “rebolar” para manter as vendas advindas da exportação de minério de ferro para a China. Conforme divulgado pela imprensa, o país reduziu o volume de importações da matéria-prima no segundo trimestre de 2012.

“A venda de minério de ferro para os chineses caiu 2,1% em volume no segundo trimestre, na comparação com mesmo período do ano passado. Em valor, caiu 26,9%. No primeiro trimestre a exportação do minério já havia caído 11,9% em valores, mas ainda havia elevação de volume de 4,9%.”.

Como a Vale obtém cerca de 2/3 de sua receita por meio da exportação de minério de ferro para aquele país, acende-se uma “luz amarela” em relação ao seu desempenho financeiro. É bom lembrar que a China irá publicar vários indicadores econòmicos referentes ao desempenho de sua economia em junho nos próximos dias. A inesperada queda de sua taxa básica de juros anunciada ontem foi um mau presságio do que pode vir por aí. Fala-se que o crescimento do PIB chinês em 2012 pode vir até abaixo dos 7%…

Além disso,  os royalties a serem cobrados pela atividade de mineração podem ter seus valores elevados entre 10 a 15%:

“O projeto de conversão em lei da Medida Provisória nº 563, que ampliou o programa Brasil Maior e alterou as regras do preço de transferência, traz uma nova forma de cálculo para os royalties da mineração – a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). Aprovado pela Comissão Mista do Congresso Nacional, o novo modelo aplica regras do preço de transferência e deve elevar a arrecadação do tributo”.

As duas informações acima foram divulgadas pelo jornal Valor Econômico.

A VALE5 que vinha se recuperando bem da queda recente dos preços de suas ações, pode “ter problemas” em sustentar essa recuperação. Ademais, conforme pode ser observado pelo gráfico candlestick de preços diários da ação, a seguir, há uma forte resistência definida na faixa dos R$ 43,26/ação.

Nesse sentido, atenção para o desempenho dos preços da ação nos próximos pregões.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: