Skip to content

OGX: a cia. precisa mostrar firmeza agora

02/07/2012

Não basta a direção da OGX ter afirmado que o relatório de produção referente ao complexo Tubarão Azul pouco representa para as metas de produção de óleo da cia. em futuro próximo. Não basta, também, que os analistas de plantão comecem a se manifestar de maneira mais positiva em relação à companhia em face da profunda queda sofrida nos preços de suas ações.

Seria importante que medidas objetivas fossem tomadas pela companhia para dar mais confiança aos seus acionistas. Não me refiro à troca de executivos da cia, como se fosse preciso encontrar um “bode expiatório” para a questão. Ao contrário, a cia. precisa mostrar convicção de que acredita nas sua próprias ações, conforme ressaltado no post “OGX Petróleo: ela acredita em suas próprias ações?“.

O problema com a OGX significa, na verdade, a instalação de uma crise de credibilidade da cia. frente aos seus acionistas e ao mercado em geral. Não significa uma crise oriunda de seu modelo de negócio, e/ou de sua execução/operação, com consequências sobre os resultados financeiros e perspectivas futuras da cia.

E para combater essa crise seria fundamental que a direção da cia, sinalizasse a seus acionistas em particular, e ao mercado em geral, que acredita na solidez da cia. e sua perspectiva futura. A forma mais simples e direta de fazê-lo é por meio da realização imediata de um programa de recompra de ações da cia. Dessa forma, ela manda um sinal inequívoco ao mercado de que acredita que suas ações estão subavaliadas aos preços correntemente negociados.

Uma vez que a cia. possui caixa suficiente (além da própria geração de caixa decorrente de sua operação) para bancar a continuidade de sua operação (agora com foco mais intenso na produção e não na prospecção de óleo) e os investimentos necessários para tal, conforme enfatizado pela direção da cia. e assinalado em seu último balanço trimestral, ela poderia alocar determinado valor para um programa de recompra de suas próprias ações. Importante ressaltar que o valor alocado para tal programa não seria o mais importante a ser considerado; mas sim a iniciativa da cia. em fazê-lo.

Tal iniciativa poderia, rapidamente, ajudar a dirimir eventuais dúvidas do mercado frente à crise de credibilidade enfrentada pela cia. no mercado.

A conferir…

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: