Skip to content

Estudo de Curvas de Juros Spot e a Termo – 29/06/2012 (às 11h34)

29/06/2012

Conforme divulgado pela imprensa nessa manhã, o Banco Central abriu para os exportadores a possibilidade de antecipação de recursos para financiamento às exportações com um prazo de até 360 dias, que antes só era permitida a importadores. A nova regra irá permitir às instituições financeiras e outras empresas no exterior que antecipem recursos para financiamento às exportações com um prazo de até 360 dias.

O efeito no câmbio foi imediato, fazendo com que o dólar comercial fosse negociado a R$ 2,027 às 11h45, registrando uma queda de 2,37% frente ao fechamento de ontem. O cenário otimista no exterior, resultante da aprovação pela União Europeia de medidas para resolução da crise da dívida do continente nessa madrugada, também contribui para a queda do dólar.

Caso a pressão no câmbio local (alta do dólar) venha, de fato, a diminuir nos próximos meses, será mais um fator desinflacionário que irá contribuir para a redução da inflação no país no curto prazo. Dessa forma, a medida tomada pelo Bacen pode ajudar a consolidar (e até ampliar a magnitude) do processo de redução da taxa Selic nos próximos meses.

Nesse momento, como se pode aferir pelas tabelas e gráficos, os DI’s curtos apresentam leve alta enquanto que os longos apresentam baixa; de certa forma, revertendo a situação registrada ontem nesse mercado.

Confira, abaixo, as curvas de juros spot e a termo delineadas pelos DI’s às 11h34.

Curva de DI’s curtos:

Pode-se aferir, a seguir, as variações das taxas de juros spot (em p.p.) dos contratos listados acima nesse horário.

Curva de DI’s longos:

Pode-se aferir, a seguir, as variações das taxas de juros spot (em p.p.) dos contratos listados acima nesse horário.

Taxas Selic:

Veja a seguir as estimativas para as taxas Selic esperadas para as próximas reuniões do Copom, ao longo de 2012.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 10 e 11/07/12 é de 7,94% aa, apresentando uma redução de 0,56 p.p. frente à taxa Selic da reunião anterior;

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 28 e 29/08/12 é de 7,74% aa, apresentando uma redução de 0,20 p.p. frente à taxa Selic da reunião anterior.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 09 e 10/10/12 é de 7,56% aa, apresentando uma redução de 0,18 p.p. frente à taxa Selic da reunião anterior.

Obs. Vale observar que foi considerado um prêmio de 0,11 p.p. ao ano acima das taxas de juros apresentadas pelos DI’s para se chegar às taxas (metas) Selic estimadas.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: