Skip to content

Estudo de Curvas de Juros Spot e a Termo – 28/06/2012 (às 11h34)

28/06/2012

Duas informações constantes do relatório trimestral de inflação do Banco Central divulgado hoje indicam que ele alterou sua previsão de inflação (o tal do cenário de referência) para 2012 e 2013 e a sua projeção de crescimento do PIB para 2012.

O Banco Central ajustou para baixo sua projeção de crescimeto do PIB do país. Agora ele estima que a economia irá crescer 2,5% em 2012, frente à previsão anterior de 3,5%. Vale observar que o mercado já estimava crescimento entre 1,5% e 2,5% para 2012, antes da divulgação do último pacote de estímulos do governo conhecido ontem. Com o pacote, pode ser que o crescimento atinja a estimativa feita pelo Banco Central.

Em termos de inflação, agora ele espera que 2012 feche com inflação (IPC-A) acumulada de 4,7% (IPC-A), na hipótese de a taxa Selic permanecer em 8,5% aa. Como é bastante possível que essa taxa venha a ser reduzida nas próximas reuniões do Copom, então há chance de que a inflação seja maior do que sua previsão. Vale lembrar que sua previsão anterior era de uma inflação de 4,4% para 2012.

Em 2013 , ele espera que a inflação feche em 5% no ano. Já para 2014 sua projeção é de 5,1% (acumulados nos últimos 12 meses) para o primeiro semestre de 2014. Dessa forma, ao mesmo tempo em que aumentou a sua projeção de inflação para 2012, diminuiu levemente a de 2013.

Entretanto, vale observar que essas projeções eram defasadas frente às projeções do mercado (cenário de mercado). Assim, as novas informações não causaram grande oscilação nas taxas de juros negociadas na BM&F tanto para os DI’s curtos quanto para os longos.

Nesse momento, como pode-se aferir pelas tabelas e gráficos, os DI’s curtos apresentam leve queda enquanto que os longos apresentam leve alta.

Confira, abaixo, as curvas de juros spot e a termo delineadas pelos DI’s às 11h34.

Curva de DI’s curtos:

Pode-se aferir, a seguir, as variações das taxas de juros spot (em p.p.) dos contratos listados acima nesse horário.

Curva de DI’s longos:

Pode-se aferir, a seguir, as variações das taxas de juros spot (em p.p.) dos contratos listados acima nesse horário.

Taxas Selic:

Não houve alteração significativa das taxas Selic estimadas pelos DI’s da BM&F em decorrência da divulgação do relatório de inflação do Banco Central. Vale lembrar que ainda não é possível estimar qual a taxa Selic (embutida nos DI’s) projetada para o final de 2012, uma vez que o Banco Central não divulgou o calendário de reuniões para 2013.

Veja a seguir as estimativas para as taxas Selic esperadas para as próximas reuniões do Copom, ao longo de 2012.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 10 e 11/07/12 é de 7,93% aa, apresentando uma redução de 0,57 p.p. frente à taxa Selic da reunião anterior;

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 28 e 29/08/12 é de 7,72% aa, apresentando uma redução de 0,21 p.p. frente à taxa Selic da reunião anterior.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 09 e 10/10/12 é de 7,52% aa, apresentando uma redução de 0,20 p.p. frente à taxa Selic da reunião anterior.

Obs. Vale observar que foi considerado um prêmio de 0,11 p.p. ao ano acima das taxas de juros apresentadas pelos DI’s para se chegar às taxas (metas) Selic estimadas.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: