Skip to content

Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas… – 26/06/12

26/06/2012

Como qualquer pessoa normal, você deve estar se perguntando onde essa crise da dívida europeia pode chegar. E, principalmente, o que ela pode fazer com sua carteira de ações.

A queda da bolsa brasileira desde o seu pico recente no início de março desse ano foi grande. Muitos analistas têm dito que a bolsa local está barata e que o momento poderia ser interessante para a compra de determinadas ações. Concordo que, em casos muito específicos, pode se encontrar alguma pechincha – com bons fundamentos.

Entretanto, como se sabe, os preços das ações podem ficar ainda mais baratos. Basta que a crise europeia dê sinais de que ficará mais complicada. Ou seja, o risco de entrar na bolsa nesse momento é muito elevado. Oscilações diárias da ordem de 5% nos preços de ações têm sido “normal”. Será que é a isso que chamam de o “novo normal”?

Mas para aqueles que querem proteger “o grosso de seu dinheiro” desse tipo de oscilação, mas que gostariam de “arriscar algum” na bolsa, é possível avaliar a compra de opções de compra para determinadas ações como uma alternativa inteligente.

Por meio do programa de market maker, a BMF&Bovespa ampliou o número de ações sobre as quais se negociam opções (de compra ou de venda) na bolsa. Vale lembrar que a liquidez para entrar e sair de opções é ponto básico para se pensar em negociá-las. Assim, por meio desses formadores de mercado é possível preencher esse requisito.

As ações que possuem mais liquidez para opções na bolsa são: PETR4, VALE5,  OGXP3 e  BVMF3 – as duas últimas possuem programa de market maker. Além dessas, o programa engloba opções sobre BBAS3, BBDC4, ITUB4, USIM5, GGBR4, CSAN3, CYRE3 e PDGR3.

Portanto, há alternativas para compra (e venda) de opções de compra e de venda em vários segmentos de atividade: materiais básicos (petróleo e mineração), bancos e serviços financeiros, siderurgia, e construção.

A grande vantagem das opções de compra em momentos de indecisão e grande volatilidade é que o risco de perda é limitado; diferentemente do que acontece com a compra de ações à vista. Além disso, quando existe possibilidade de grandes movimentos de preços (alta ou baixa) nas ações, as opções se mostram extremamente superiores como forma de investimento. Tanto pela minimização e controle do risco de perda potencial, assim como do ponto de vista estratégico, uma vez que ao comprar a opção de compra, na verdade, o que se consegue é adiar a decisão de compra do ativo-objeto (ação) pelo prazo de vencimento da opção.

Para concluir, ao comprar uma opção “no dinheiro” (que possui o preço de exercício muito próximo do preço da ação à vista), caso o mercado reverta a baixa e se recupere (possibilidade não descartada) até a data de vencimento das opções, você poderá comprar a ação pelo preço de exercício definido e auferir todo o lucro que teria obtido caso tivesse comprado a ação naquele momento (por aquele preço) –  deduzido do valor pago pelo prêmio da opção.

Dessa forma, a compra de opções tem um custo: o prêmio pago por ela, que representa o “custo do seguro” que se faz ao adquiri-la. Vale lembrar que ao adquirir a ação a exposição ao risco de perda é imediato e impossível de precisar. Assim, caso se queira investir em algum dos setores mencionados, comprando ações “pretensamente baratas”, a melhor alternativa de fazer isso nesse momento é, sem dúvida, optar por opções de compra dessas ações. Há dois vencimentos que podem ser escolhidos para operar: 16/07/12 e 20/08/12.

Caso você não saiba o que são opções e quais suas vantagens, mas tem interesse em descobrir, acesse o link abaixo.

https://investcerto.wordpress.com/programa-de-treinamento-para-investidores/

Por fim, para dar uma ideia do que pode vir por aí caso a situação na Europa perca o controle, basta analisar o gráfico de preço diário do Ibovespa a seguir.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: