Skip to content

Estudo de Curvas de Juros Spot e a Termo – 25/06/2012 (às 10h54)

25/06/2012

Novo relatório Focus acaba de ser publicado. As únicas mudanças frente à semana passada dizem respeito à novas reduções na expectativa de inflação (IPC-A) e de crescimento da economia para 2012 e 2013. Em relação à inflação, espera-se IPC-A de 4,95% em 2012 frente a 5% registrado semana passada. Já para 2013, a estimativa é de 5,5% ante 5,54% da semana anterior. Com relação ao PIB, o crescimento esperado é de 2,18% e de 4,20% para 2012 e 2013 respectivamente. As estimativas mostram novas quedas frente aos prognósticos feitos semana passada, que mostravam crescimento de 2,3% e 4,25% na mesma base de comparação.

A semana abriu em clima negativo nos mercados de ações ao redor do mundo. O sentimento é de piora na situação da crise da dívida europeia, apesar da reunião da cúpula da União Europeia marcada para quinta e sexta-feira. Acesse o post “A zona do euro tem seus dias contados” para lembrar o por quê.

As estimativas registradas no relatório Focus, a perspectiva frente à crise na Europa, assim como a desaceleração do crescimento econômico mudial corroboram as recorrentes quedas nas taxas de juros, com destaque para os vencimentos longos da curva de juros spot.

Vale lembrar que as taxas de juros a termo para os vencimentos mais longos ainda registram prêmios excessivos, tendo em vista o nível de juros básicos esperados para o final de 2012 na casa dos 7,5% a 8% aa. Traduzindo: as taxas de juros longas devem recuar mais ainda, apesar de atravessarem, com certeza, momentos de volatilidade ao longo do processo.

Confira, abaixo, as curvas de juros spot e a termo delineadas pelos DI’s às 10h54.

Curva de DI’s curtos:

Pode-se aferir, a seguir, as variações das taxas de juros spot (em p.p.) dos contratos listados acima nesse horário.

Curva de DI’s longos:

Pode-se aferir, a seguir, as variações das taxas de juros spot (em p.p.) dos contratos listados acima nesse horário.

Taxas Selic:

Veja a seguir as estimativas para as taxas Selic esperadas para as próximas reuniões do Copom, ao longo de 2012.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 10 e 11/07/12 é de 7,93% aa, apresentando uma redução de 0,57 p.p. frente à taxa Selic da reunião anterior;

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 28 e 29/08/12 é de 7,74% aa, apresentando uma redução de 0,19 p.p. frente à taxa Selic da reunião anterior.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 09 e 10/10/12 é de 7,59% aa, apresentando uma redução de 0,15 p.p. frente à taxa Selic da reunião anterior.

Obs. Vale observar que foi considerado um prêmio de 0,11 p.p. ao ano acima das taxas de juros apresentadas pelos DI’s para se chegar às taxas (metas) Selic estimadas.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: