Skip to content

Oportunidade de “comprar bolsa” com risco limitado

19/06/2012

Os mercados têm mostrado maior apetite por risco nos últimos dias.  O resultado da eleição na Grécia em conjunto com a expectativa de atuação mais firme por parte do Banco Central Europeu (BCE) e do Federal Researve (FED) tem levado as bolsas a recuperar um pouco do terreno perdido nos últimos meses. A BMF&Bovespa tem apresentado recuperação de ações muito depreciadas como, por exemplo, Petrobras e OGX Petróleo.

Entretanto, a única certeza é de que ainda existe muita incerteza no horizonte. Da mesma forma que o mercado sobe nesse momento, ele pode vir a recuar no momento seguinte, fruto de algum evento fortuito e adverso. A quantidade deles é maior do que eventuais boas notícias no campo econômico atualmente.

Dessa forma, pode ser que aquilo que parece barato hoje, possa se tornar caro amanhã. Na dúvida, reforço o recado de que comprar opções de compra levemente fora do dinheiro (dada a grande volatilidade experimentada por várias ações) pode ser uma alternativa “barata” de se posicionar em ações. Isto é, pode-se correr o risco bolsa de forma a “calibrar” a perda máxima implícita no posicionamento em ações.

Há muitas alternativas possíveis para operar opções sobre várias ações, com destaque para PETR4, VALE5, OGXP3, BVMF3. Além dessas, devido ao funcionamento do programa de formadores de mercado da BMF&Bovespa, pode-se operar com liquidez opções sobre ações como BBAS3, ITUB4, BBDC4, USIM5, GGBR4, CSNA3, CYRE3 e PDGR3. Portanto, há possibilidade de compra de opções sobre ações em vários setores da Bovespa.

A vantagem é que por meio da compra de opções de compra (calls), à custa do pagamento de um prêmio, adia-se a decisão de compra da própria ação durante o período que vai até a data de vencimento do contrato de opções. No caso, o próximo vencimento se dará em 16/07/12 (19 dias úteis). Dessa forma, caso o mercado reverta a alta para um cenário de baixa, o prejuízo potencial estará limitado ao prêmio desembolsado para a compra da opção. Por outro lado, se o mercado potencializar a alta das ações, dando continuidade ao “rali” de alta recente, as opções também se beneficiarão dessa alta.

Assim, deve-se olhar para opções de compra como por exemplo as listadas abaixo negociadas em 19/06/12:

A volatilidade implícita fornece uma “pista” do quanto o mercado espera de variação potencial no preço da ação até a data de vencimento, em ambas as direções – positiva ou negativa.

A valorização necessária apontada na tabela se resume tão somente à valorização que a ação à vista deve ter para atingir o preço de exercício fixado. Não considera o custo implícito pelo prêmio desembolsado para a compra da opção. Ou seja, não define o preço de break-even da operação.

Vale lembrar que a liquidação das opções ocorre em D + 1, diferentemente das ações que ocorre em D + 3.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: