Skip to content

Estudo de Curvas de Juros Spot e a Termo – 14/06/2012 (às 10h56)

14/06/2012

Com a redução do prazo para 2 anos na cobrança de IOF nas operações de empréstimo no exterior, o governo espera que haja maior fluxo de dólares para o Brasil, impedindo, assim, maior valorização da moeda.  Assim, ele começa a desarmar o “aparato” que montou para valorizar o dólar, agora que a moeda já consolidou suporte na faixa de R$ 2,00/dólar e sugere continuar a valorizar frente ao real em decorrência do cenário econômico mundial adverso.

Essa é uma boa notícia para a continuidade da queda nos juros, uma vez que é inibido um fator de pressão altista nos preços devido à menor valorização do dólar frente ao real. Os juros futuros na BMF&F reagiram bem, apresentando queda em relação ao fechamento ajustado de ontem.

Destaque para o desinteresse do mercado em negociar os DI’s curtos, devido ao estreito intervalo de ganho potencial registrado por eles. Suas taxas de juros já mostram reduções próximas ao limite que se considera razoável para final de 2012/2013 – vide curvas de juros spot e a termo.

Entretanto, os DI’s longos, apesar do maior risco, despertam mais atenção e potencial de ganho dadas as “ainda” altas taxas de juros (a termo) pelas quais são negociados.

Confira, abaixo, as curvas de juros spot e a termo delineadas pelos DI’s às 10h56.

Curva de DI’s curtos:

Pode-se aferir, a seguir, as variações das taxas de juros spot (em p.p.) dos contratos listados acima nesse horário.

Curva de DI’s longos:

Pode-se aferir, a seguir, as variações das taxas de juros spot (em p.p.) dos contratos listados acima nesse horário.

Taxas Selic:

Veja a seguir as estimativas para as taxas Selic esperadas para as próximas reuniões do Copom, ao longo de 2012.

Percebe-se que as reduções esperadas na taxa Selic se mostram relativamente estáveis, consolidando, por ora, uma queda esperada de 0,50 p.p. na Selic para a reunião do Copom do mês que vem.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 10 e 11/07/12 é de 7,92% aa, apresentando uma redução de 0,58 p.p. frente à taxa Selic da reunião anterior;

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 28 e 29/08/12 é de 7,72% aa, apresentando uma redução de 0,20 p.p. frente à taxa Selic da reunião anterior.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 09 e 10/10/12 é de 7,62% aa, apresentando uma redução de 0,10 p.p. frente à taxa Selic da reunião anterior.

Obs. Vale observar que foi considerado um prêmio de 0,11 p.p. ao ano acima das taxas de juros apresentadas pelos DI’s para se chegar às taxas (metas) Selic estimadas.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: