Skip to content

Resgate dos bancos espanhóis, mas não da Espanha

11/06/2012

A Espanha garantiu o equacionamento de seu frágil sistema bancário por meio do “resgate” de até US$ 125 bilhões, que será concedido pela União Europeia (UE) e supervisionado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Entretanto, a União Europeia ainda precisa definir de onde sairá o dinheiro. O que implica na possibilidade de que a dívida dos bancos espanhóis “falidos” venha a ser objeto de renegociação, a exemplo do que aconteceu na Grécia, devido às condições contratuais que serão objeto do auxílio financeiro.

Dada essa possibilidade, existe a chance de que a Espanha fique alijada de financiar sua dívida soberana nos mercados, assustados com a possibilidade de que esta dívida também seja objeto de renegociação, com prejuízo certo para os compradores dos títulos (investidores). Vale lembrar que o país precisa rolar cerca de US$ 125 bilhões até o final do ano.

Dessa forma, a situação da Espanha ainda é muito delicada e está indefinida, pois qualquer evento adverso como, por exemplo, um resultado pró radicais nas eleições da Grécia, que ocorrerão dia 17, pode deflagrar o caos financeiro na Espanha e resto da Europa, com destaque para a Itália, apontada pelos especialistas como a próxima “bola da vez”.

Nesse sentido, é necessário manter o cuidado com os investimentos em ações por algum tempo ainda. É preferível sacrificar algum ganho inicial, caso a situação da Espanha se resolva de fato, do que correr o risco de ver esses ganhos se desintegrarem de imediato e se transformarem em prejuízo caso o cenário positivo não aconteça. Ou seja, talvez valha a pena esperar um pouco por um cenário mais favorável à compra de ações do que correr um risco “desnecessário” nesse momento.

Veja o que a imprensa fala a respeito hoje – 11/06/12:

http://www.reuters.com/article/2012/06/11/us-eurozone-spain-idUSBRE85908Z20120611

http://www.bloomberg.com/news/2012-06-10/italy-moves-into-debt-crisis-crosshairs-after-spain-bank-rescue.html

http://www.reuters.com/article/2012/06/11/us-markets-global-idUSBRE8520GN20120611

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: