Skip to content

Estudo de Curvas de Juros Spot e a Termo – 06/06/2012 (às 11h45)

06/06/2012

O IBGE divulgou a inflação (IPC-A) do mês de maio, que ficou em 0,36%. O índice ficou bem abaixo do registrado em abril (0,64%), fazendo com que a inflação nos últimos 12 meses caísse para 4,99% frente a 5,10% apurados no mês anterior. Boa notícia!

As taxas de juros de todos os DI’s caíram significativamente nessa manhã, ajudadas, também, por declarações dadas ontem pelo presidente do Banco Central de que a inflação deve manter trajetória cadente ao longo do ano. Entretanto, vale se utilizar do “teste de São Tomé”, para comprovar o fato mês a mês.

De qualquer forma, dentro da sistemática na qual os mercados operam, as novas informações sobre a inflação e sua perspectiva adicionaram combustível à queda nas taxas de juros futuras. Na sexta-feira, o Banco Central irá publicar a ata da última reunião do Copom; e o mercado ‘ficará de olho” para intensificar ou não suas apostas na queda da Selic para os próximos meses.

Basta observar as taxas de juros a termo indicadas para os próximos meses para perceber que ainda existe espaço para novas quedas. Caso a inflação, de fato, apresente trajetória cadente, os juros nominais teriam condições de “fechar” e, mesmo assim, manter juros reais na faixa dos 3,5% aa.

Confira, abaixo, as curvas de juros spot e a termo delineadas pelos DI’s às 12h11.

Curva de DI’s curtos:

Pode-se aferir, a seguir, as variações das taxas de juros spot (em p.p.) dos contratos listados acima nesse horário.

Curva de DI’s longos:

Pode-se aferir, a seguir, as variações das taxas de juros spot (em p.p.) dos contratos listados acima nesse horário.

Taxas Selic:

Veja a seguir as estimativas para as taxas Selic esperadas para as próximas reuniões do Copom, ao longo de 2012.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 10 e 11/07/12 é de 8,0% aa, apresentando uma redução de 0,50 p.p. frente à taxa Selic da reunião anterior;

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 28 e 29/08/12 é de 7,86% aa, apresentando uma redução de 0,14 p.p. frente à taxa Selic da reunião anterior.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 09 e 10/10/12 é de 7,80% aa, apresentando uma redução de 0,06 p.p. frente à taxa Selic da reunião anterior.

Obs. Vale observar que foi considerado um prêmio de 0,11 p.p. ao ano acima das taxas de juros apresentadas pelos DI’s para se chegar às taxas (metas) Selic estimadas.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: