Skip to content

Estudo de Curvas de Juros Spot e a Termo – 04/06/2012 (às 11h46)

04/06/2012

O relatório Focus, referente à pesquisa efetuada semana passada apresentou leve redução para o IPCA de 2012 (-0,02 p.p), registrando expectativa de 5,15%. Outra alteração registrada foi a redução da estimativa do PIB para 2012, que passou de 2,99% para 2,72% em 2012. Já a taxa Selic e a cotação do dólar para final de 2012 permaneceram estáveis em 8,0% aa e R$ 1,90/US$, respectivamente.

As taxas de juros dos DI’s curtos apresentaram ajustes marginais durante a manhã, enquanto que as taxas dos longos aumentaram de maneira mais significativa, em função do prazo para o vencimento – o tal do “efeito chicote”… A verdade é que o risco (advindo da taxa de inflação, câmbio e atividade econômica esperadas) para 2017 ou 2021 é muito maior do que para 2013 ou 2014. Assim, os prêmios exigidos nas taxas de juros desses vencimentos, em uma situação de incerteza, mostram necessidade de ajustes mais fortes para compensar o aumento de risco.

Quanto à expectativa da taxa Selic para as próximas reuniões do Copom, ocorreram poucas alterações frente às estimativas de sexta-feira.

O mercado vai aguardar a publicação da ata da reunião do Copom (adiada para sexta-feira por conta do feriado) realizada a semana passada, assim como os desdobramentos no cenário internacional,  para se posicionar com maior convicção na ponta vendedora de taxa de juros para final de 2012 – no DI janeiro/13.

Confira, abaixo, as curvas de juros spot e a termo delineadas pelos DI’s às 11h46.

Curva de DI’s curtos:

Pode-se aferir, a seguir, as variações das taxas de juros spot (em p.p.) dos contratos listados acima nesse horário.

Curva de DI’s longos:

Pode-se aferir, a seguir, as variações das taxas de juros spot (em p.p.) dos contratos listados acima nesse horário.

Taxas Selic:

Veja a seguir as estimativas para as taxas Selic esperadas para as próximas reuniões do Copom, ao longo de 2012.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 10 e 11/07/12 é de 7,99% aa, apresentando uma redução de 0,51 p.p. frente à taxa Selic da reunião anterior;

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 28 e 29/08/12 é de 7,86% aa, apresentando uma redução de 0,13 p.p. frente à taxa Selic da reunião anterior.

– a meta Selic esperada para a reunião do Copom de 09 e 10/10/12 é de 7,85% aa, apresentando estabilidade frente à taxa Selic da reunião anterior.

Obs. Vale observar que foi considerado um prêmio de 0,11 p.p. ao ano acima das taxas de juros apresentadas pelos DI’s para se chegar às taxas (metas) Selic estimadas.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
2 Comentários
  1. Klaus permalink

    Olá!
    Em primeiro lugar parabéns pelo excelente conteúdo.
    Em segundo, poderia explicar como chegou nos cortes que o mercado está precificando?

    Obrigado.

    • Olá Klaus,

      Obrigado pelo elogio. O conteúdo é fruto de trabalho sério e do interesse em informar o leitor do blog sobre os estudos realizados pela InvestCerto. Há cerca de 3 meses publiquei o seguinte post: “Método para estimação das taxas Selic futuras – Março/2012” que pode ser encontrado na página de posts de destaque do blog. Acesse o post e baixe o arquivo anexado a ele que você encontrará a resposta para sua questão.

      Abs

      Luiz Roge

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: